Em tempos de crise, muitas ações são feitas pelas empresas com o objetivo de reduzir custos e manter a performance. Muitas vezes, dentre essas ações, esquecemos de revisar os processos da empresa.

A revisão de processos pode ser uma ferramenta para enfrentar a crise, fazer com que a empresa continue crescendo e garanta sua vantagem competitiva perante as demais.

Para revisar os processos, é importante levar em conta:

    • Se todas as atividades realmente são importantes e precisam existir ou se é possível otimizar o processo, eliminando atividades que não agregam para a operação nem geram impacto para os clientes

 

    • Quem são os responsáveis pela execução dos processos e entender se cada um faz a tarefa que lhe cabe, se existe duplicidade de funções e, consequentemente, um maior custo para a operação, ou até o outro extremo, se a atividade fica “sem dono” e ninguém a executa, gerando um impacto negativo para o negócio como um todo

 

    • Se os processos foram desenhados por meio de gestão de processos e não por visão departamental. Quando trabalhamos apenas o processo do departamento, deixamos de enxergar os entregáveis das demais áreas e seus impactos nos processos subsequentes, perdendo a oportunidade de ter a visão do todo e vislumbrar possíveis melhorias

 

    • As competências e habilidades dos executores dos processos ou, ainda, se vale a pena trocar o responsável pelo processo e contratar um que tenha o perfil ajustado à necessidade da operação

 

    • Como seus concorrentes executam seus processos, avaliando se é possível aprender algo com eles e trazer esse conhecimento para os seus próprios processos

 

    • O formato que o processo foi desenhado. Muitas vezes o processo precisa ser adaptado ao público que irá consumi-lo para que fique mais didático e de fácil entendimento do usuário

 

    • A lógica entre os processos para conectá-los em uma trilha de conhecimento e ser material de formação para os funcionários da empresa

 

Após as análises anteriores serem feitas, estabeleça uma periodicidade para uma nova revisão dos processos de sua empresa e, consequentemente, você terá mais oportunidades de melhorias para o seu negócio, dentre elas, algumas bastante relevantes em tempos de crise: a redução de custos e a manutenção da sua empresa no mercado!

 

Autor Monica Landi

Líder de Processos da Cherto Consultoria

Mais posts de Monica Landi

Deixe um comentário