Investimentos em design e muitas propagandas com celebridades foram algumas das ações que ajudaram a Havaianas a transformar uma simples sandália de borracha em um produto desejado em todo planeta. O que nem todo mundo sabe é que as franquias Havaianas, formatadas pelo Grupo Cherto, também desempenharam um papel estratégico nesse processo de reposicionamento da marca.

Necessidade

Embora o custo de produção de uma sandália colorida e cheia de adereços seja quase o mesmo dos tradicionais chinelos brancos de tiras azuis, a empresa vende as linhas mais elaboradas por pelo menos o dobro do preço das linhas básicas. São os produtos mais estilizados que trazem a fama – e, obviamente, o lucro – da empresa. Mas em 2007, antes mesmo de convencer o cliente a pagar mais por uma sandália de borracha só porque ela tinha uma estampa bonita, a Alpargatas precisava fazer os varejistas multimarca acreditarem que esses modelos teriam boa aceitação dos consumidores.  Por isso, decidiu criar lojas da marca para fazer o teste por conta própria.

Desafio

Criar lojas que cumprissem a função de apresentar o mix completo da marca e que servissem de vitrine para os lançamentos. Para isso, a empresa contratou a Cherto para avaliar se havia espaço no mercado para as franquias Havaianas. A resposta foi sim. “Logo que começamos a pesquisa, descobrimos que diversas lojas já haviam se transformado espontaneamente em pontos de venda exclusivos de sandálias Havaianas”, diz Fernando Campora, sócio do Grupo Cherto que coordenou o projeto.

Solução

A partir de 2007, o Grupo Cherto foi responsável pela criação do modelo da loja, além de criar o plano de negócio e formatar o modelo da franquia. A consultoria criou ainda os manuais usados pela franqueadora e pelos franqueados e realizou o planejamento de expansão da marca. “Sabíamos que a expansão seria rápida, pois se tratava de uma marca forte que tinha planos agressivos”, diz Campora.

Resultados

415
lojas em diversos países
80
das sandálias vendidas são modelos elaborados. Antes das lojas, elas representavam apenas 40% das vendas
0
Aumento de rentabilidade
0
Reposicionamento da marca – as sandálias se tornaram um dos produtos brasileiros mais conhecidos no mundo

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Autor Fernando Campora

É sócio-conselheiro da Cherto Consultoria e ex-presidente da International Franchising Consultants Network (IFCN). Formado em Administração pela EAESP/FGV, já coordenou mais de 600 projetos de estratégia de canais de vendas. É coautor dos livros “Franchising – uma estratégia para expansão de negócios” e “Mais que Franchising”.

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