Mesmo as empresas mais bem-sucedidas do mercado podem encontrar espaço para ficarem ainda melhores. E é justamente essa preocupação com o aprimoramento contínua que ajudará a manter essas marcas em posições de destaque no mercado.

Pensando assim, em 2006, o Bob’s contratou a Cherto Consultoria para fazer uma avaliação completa da rede. O trabalho mostrou que era possível aprimorar ainda mais a gestão das unidades, prestar um suporte mais efetivo aos franqueados e até mesmo internacionalizar a marca.

Nada é tão bom que não possa melhorar. Foi por acreditar nisso que os sócios do Bob’s procuraram a Cherto Consultoria em 2006: a rede vivia um excelente momento, mas ainda assim os franqueadores tinham a percepção de que poderiam aprimorar o desempenho da empresa e obter um resultado financeiro melhor.

Por isso contrataram a Cherto para realizar um check-up completo na rede, que na época contava com mais de 600 franquias, e assim detectar o que poderia ser melhorado. A consultoria avaliaria a percepção dos franqueados sobre o negócio e sobre os serviços prestados pela franqueadora, além de analisar os resultados das unidades.

As pesquisas, à primeira vista, davam a impressão de que nada precisaria ser feito. Afinal, os questionários apontaram que 100% dos franqueados estavam satisfeitos com o negócio. Além disso, 97,5% afirmavam estar dispostos a comprar mais uma unidade e também a indicar uma franquia do Bob’s a qualquer amigo ou parente que tivesse interesse em fazer um investimento.

“Posso afirmar que, naquela época, o Bob’s era uma das únicas franqueadoras brasileiras capazes de receber uma avaliação tão positiva por parte de seus franqueados”, diz Marcelo Cherto, presidente da Cherto Consultoria. Mas uma análise mais aprofundada do suporte oferecido pela franqueadora e uma avaliação comparativa com as melhores práticas de gestão do mercado indicaram que o Bob’s poderia sim adotar algumas ações para tornar a rede ainda melhor e maior.

“A Cherto nos mostrou como o Bob’s estava em comparação com o mercado, nos indicou novas ferramentas de gestão da rede e nos levou a ver algumas partes do negócio de forma diferente do que enxergávamos”, afirma Ricardo Bomeny, presidente da BFFC (holding que, entre outras marcas, hoje administra o Bob’s).

A consultoria sugeriu a entrega de novas ferramentas e recomendou mais treinamento aos consultores de campo, para que eles se tornassem capazes de aprofundar o estudo das finanças e da gestão das unidades. Também revisou os manuais da empresa, alterando alguns processos e simplificando a linguagem dos guias.

Outra recomendação feita ao Bob’s foi mudar a forma de gestão das lojas próprias e do Fundo de Marketing, que na época geravam resultados inferiores ao seu potencial. A Cherto ainda indicou a troca do sistema de TI utilizado na época, por um novo software que facilitaria o monitoramento do desempenho das lojas e ajudaria os franqueados na gestão do negócio.

“Além de melhorar o desempenho da rede, o Bob’s ainda obteve outro benefício a partir do check-up: a empresa pôde constatar que tinha capacidade e potencial para internacionalizar seu negócio”, conta Marcelo Cherto, presidente da Cherto. Nascia assim o projeto que culminou na holding Brazil Fast Food Corporation (BFFC), que hoje engloba as marcas Bob’s, Doggis, Yoggi, Pizza Hut e KFC.

“Ficamos muito satisfeitos com a Cherto”, afirma Bomeny. “Esse Check-up foi e continua sendo muito útil para nós, pois até hoje tomamos decisões baseados em sugestões que a Cherto formulou como parte desse trabalho.”

Empresa: Bob’s

Objetivo do projeto: aprimorar o desempenho da rede e suporte oferecido aos franqueados para obter um resultado financeiro melhor

Resultado: o check-up indicou ações de melhoria, trouxe novas ferramentas de gestão à rede, equiparou o suporte dado pela franqueadora às melhores práticas do mercado e apontou caminhos para expansão

Autor Marcelo Cherto

É presidente e fundador do Grupo Cherto (Cherto Consultoria, Franchise Store e Cherto Atco). Mestre em Direito pela New York University, é um dos fundadores da Associação Brasileira de Franchising (ABF), além de membro da Academia Brasileira de Marketing e do Global Advisory Board da Endeavor. Já escreveu 13 livros sobre Franchising e vendas.

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