A maior fabricante de panetones do mundo contratou a Cherto, em 2011, para criar uma operação de varejo. Assim nasceu a Casa Bauducco, que ajudou a empresa a se aproximar dos consumidores, testar a aceitação de novas receitas, reforçar o posicionamento da marca e ainda se transformou em uma operação lucrativa, que em cinco anos chegou a 13 lojas.

Necessidade

Depois de montar uma loja apenas como ação promocional de Natal, os executivos da Bauducco começaram a cogitar a existência permanente de operações de varejo da marca. A ideia era que as lojas funcionassem, ao mesmo tempo, como um laboratório de inovação e uma ferramenta de Marketing. Em 2011, a empresa contratou a Cherto para desenhar um modelo de negócio que pudesse ser replicado e o plano de expansão a ser seguido.

Desafio

Os executivos da Bauducco sabiam apenas que queriam criar uma operação varejista, mas não tinham convicção sobre o formato e o conceito do negócio. “O projeto com a Cherto começou com uma folha em branco e apenas uma certeza: queríamos levar o espírito das propagandas Bauducco para a loja”, conta Paulo Cardamone, hoje diretor da Casa Bauducco.

Solução

Em 2012, é inaugurada a primeira Casa Bauducco, um misto de café e empório que vende panetone quentinho o ano todo. A Cherto ajudou a definir o conceito e o formato das unidades, o mix de produtos, a precificação, as características ideais do ponto de venda, o mapa de expansão e a velocidade de crescimento.  A consultoria também apontou que, para abastecer as lojas, seria necessária a construção de uma fábrica específica – já que os grandes parques industriais da Bauducco só eram capazes de produzir receitas em enormes quantidades e sem muito espaço para alterações e adaptações. “A Cherto abriu para nós uma porta de conhecimento em varejo, nos provocando a pensar e mostrando quais eram as melhores práticas das grandes empresas no momento”, diz Cardamone.

Resultados

13
Casas Bauducco em apenas 5 anos
0
Lucratividade maior dos produtos – o preço por quilo do produto vendido na loja é mais alto que o valor cobrado nos supermercados
0
Produtos testados nas lojas, como o pão de mel, já entraram em linha de produção
0
Uma nova unidade de negócios para Bauducco, já que não se tratam apenas de lojas-conceito: as operações dão lucro

“Além de ter formato um projeto de muita qualidade, a Cherto também nos ajudou a criar a rede de relacionamentos necessária para que a expansão da Casa Bauducco. Colocar seus contatos à nossa disposição foi e tem sido muito importante para o sucesso do projeto.”

Paulo Cardamone Casa Bauducco

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Autor Marcelo Cherto

É presidente e fundador do Grupo Cherto (Cherto Consultoria, Franchise Store e Cherto Atco). Mestre em Direito pela New York University, é um dos fundadores da Associação Brasileira de Franchising (ABF), além de membro da Academia Brasileira de Marketing e do Global Advisory Board da Endeavor. Já escreveu 13 livros sobre Franchising e vendas.

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