É bastante comum ouvirmos dizer, quando falamos em franquias, que é importante crescer rápido para ocupar mercado e se destacar perante aos concorrentes.

A frase acima pode ser uma das verdades para a Franqueadora alcançar seu sucesso, mas não a única.

O “crescer rápido” não dá garantia sobre a continuação do crescimento ao longo prazo, ou, pior, não é a certeza de que as conquistas alcançadas até o momento serão mantidas.

Ao analisar a situação atual da sua Rede, vale refletir sobre alguns pontos como: seus Franqueados estão satisfeitos? O relacionamento dos Franqueados com a Franqueadora ocorre de maneira harmônica? O atendimento ao cliente está ocorrendo de forma satisfatória? Funcionários estão preparados e são retreinados periodicamente? Nível de produtividade da Rede está aceitável? Resultados são medidos e, se abaixo do esperado, são desenvolvidos planos de ação condizentes com o que realmente precisa ser feito? A Rede cresce de forma padronizada?

Se a resposta for não, é o momento de rever seus processos, organizar a casa para continuar crescendo, mas agora de forma mais sustentável, com objetivos de longo prazo.

O primeiro passo é revisar seu modelo de negócio e checar se ele realmente está sendo colocado em prática na sua essência ou, ainda, se é preciso atualizá-lo de acordo com os aprendizados conquistados ao longo do tempo de existência da Rede.

Com a estratégia redefinida, é fundamental desdobrá-la por meio de processos tanto para os Franqueados como os internos, para a própria Franqueadora. Lembre-se da importância da Franqueadora estar com seus processos em ordem para conseguir gerir a Rede de Franqueados.

Escolha os processos chave ou mais críticos, que se não forem bem executados impactarão de forma negativa nos clientes, e comece o mapeamento por eles.

Faça um benchmark com os principais players do seu setor para avaliar processos e práticas que fazem sentido para seu negócio.

Documente tudo. A documentação precisa ser feita de forma simples e clara para que cada funcionário perceba e entenda suas funções e quais atividades precisa executar diariamente, durante seu expediente de trabalho.

Esteja atento ao meio de publicação dos processos que foram desenhados. O canal com o Franqueado e equipe deve ser de fácil acesso, para que eles realmente consultem e façam todos os treinamentos necessários.

Revise e atualize periodicamente seus processos. Leve em consideração todo aprendizado conquistado ao longo de um período, as experiências boas e as ruins. Tudo precisa ser considerado e espelhado nos processos.

Lembre-se que apenas crescer pode ser um primeiro passo. O passo imediatamente seguinte é o de continuar crescendo de forma organizada, com processos claros e bem definidos para que seus Franqueados continuem satisfeitos com a proposta de entrega de valor pela Franqueadora e seu negócio não seja engolido pela concorrência.

 

 

 

 

Autor Monica Landi

Líder de Processos da Cherto Consultoria

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