Eventos

Dados prévios mostram que mercado de franquias cresceu 8% em 2016

Por 12 de Janeiro de 2017 Sem comentários

faturamento

 

 

 

 

 

 

 

 

Em um ano em que o varejo sofreu bastante, o mercado de franquias mostrou força e resistência, fechando 2016 com alta de 8% no faturamento. Dados prévios mostram que setor faturou R$150 bilhões. Como a inflação do ano ficou em 6,29% e as previsões apontam queda no Produto Interno Bruto (PIB), o desempenho do setor foi considerado muito positivo pelos dirigentes da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

As redes continuaram ocupando mercado e abrindo novas unidades. O número de franquias cresceu 3,1%, chegando a 142 mil unidades.  Porém, enquanto o faturamento e o número de unidades cresceram, o número de marcas diminuiu. Passou de 3.073 empresas para 3.039, uma queda de 1,1%. Foi a primeira vez que isso ocorreu no mercado de franquias.

“Algumas empresas sofreram com a crise. Outras, simplesmente desistiram de expandir neste momento, deixando de operar como franqueadoras. E há também um movimento de consolidação no setor”, afirma Claudio Tieghi,  diretor de inteligência de mercado da ABF.

A ABF também divulgou as projeções para o ano de 2017. O faturamento, o número de unidades e o número de empregos continuará crescendo neste ano. Porém, o número de marcas deve se manter estável.

“Deve começar a acontecer no Brasil o que aconteceu nos Estados Unidos, um amadurecimento do setor”, afirma Altino Cristofoletti Junior, presidente da ABF.

Confira os principais projeções da ABF para 2017:

projecao

Autor Cherto Consultoria

Especialista em franchising e expansão de negócios

Mais posts de Cherto Consultoria

Deixe um comentário