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NRF2017: Aproximar o cliente da marca passa a ser o foco da tecnologia

Por 17 de janeiro de 2017 Sem comentários

Na NRF 2017, o maior evento de varejo do mundo, o uso da tecnologia continua a ser um tema relevante e recorrente nas palestras. Porém, há uma mudança de tom: a tecnologia passa a ser usada com foco no cliente.

Veja alguns insights das palestras, mostrando como a tecnologia pode ser usada com foco no cliente:

  • Para entender melhor o perfil dos principais consumidores e preparar os produtos e a loja para atendê-los
  • Para criar mais pontos de contato e usá-los de forma organizada
  • Para criar formas de levá-lo até a loja, entregando conteúdo relevante
  • Para gerar informação e melhorar a gestão de contatos por e-mail, SMS, WhatsApp
  • Para conhecer melhor e interagir com os clientes

Se o varejista conhece o cliente e tem uma equipe preparada, ainda assim precisará teruma loja interessante, bons produtos e preços adequados. Mas é mais fácil conseguir ter estes pontos a partir de clientes conhecidos e uma equipe que pode indicar o que está faltando.

Case: A GameStop tem na sua base de contatos 4 milhões de australianos, sendo que a empresa interage com 72% deles – vendendo games em um país com 20 milhões de pessoas. A GameStop busca entender o que os clientes querem e melhora a experiência deles com os canais de contato. Até criou uma rede de lojas (ThinkGeek) a pedido dos clientes do programa – e hoje a rede já tem 80 pontos de venda.

Autor Fernando Campora

É sócio-conselheiro da Cherto Consultoria e ex-presidente da International Franchising Consultants Network (IFCN). Formado em Administração pela EAESP/FGV, já coordenou mais de 600 projetos de estratégia de canais de vendas. É coautor dos livros “Franchising – uma estratégia para expansão de negócios” e “Mais que Franchising”.

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