Sabemos que a falta de manutenção é uma das causas que geram mais acidentes e a ausência disso pode ocasionar destruição, mortes e incapacitados no trânsito. Sem contar que quando há veículo quebrado em alguma rodovia pode gerar congestionamento que atrasam a vida de muitas pessoas.

Porém, sabemos também que uma das formas de garantir mais segurança ao volante, além de respeitar a legislação de trânsito e suas regras, é realizar a manutenção preventiva. Ela garante não somente a segurança, mas também economia e longevidade do veículo.

Durante a manutenção, diversos itens são revisados, tais como: calibragem e alinhamento dos pneus, suspensão, fluido de freios, óleo, etc. Mas se o proprietário do veículo não tiver proatividade em relação a isso, a manutenção não é realizada.

E assim conduzimos a nossa carreira profissional. Sabemos quais são as nossas necessidades de desenvolvimento, quais são as nossas fortalezas.

O fato é que precisamos ser proativos em relação a nossa própria manutenção. E quando falamos em prevenção, o ideal é sempre olharmos para a nossa reciclagem, como forma de manter atualizados nossos conhecimentos, aprimorar nossas habilidades, para que possamos nos desenvolver cada vez mais.

E assim como a manutenção preventiva nos veículos tem seus itens de revisão, a nossa também, e requer que façamos de tempos em tempos, tais como:

  • Técnicas de Vendas: é importante busca novas técnicas, novas experiências que possam contribuir para o nosso dia a dia, pensando em aumentar a nossa performance, nosso desempenho e consequentemente, ampliar nossos resultados.
  • Negociação: rever a forma como usamos essa competência no nosso dia a dia é tão importante quanto um bom combustível para o desempenho de um veículo. A negociação é uma competência universal, ou seja, não utilizamos somente para fins profissionais. Ela está presente nas nossas relações familiares, sociais, comerciais e até espirituais.
  • Foco no Cliente: revisitar em nós o quanto estamos focados no nosso cliente, entendendo suas necessidades e desejos, de como estamos realizando nossos atendimentos, o que podemos melhorar e o que devemos manter.

Claro que assim como na manutenção veicular precisamos olhar diversos itens, na nossa também devemos abranger mais competências, pois a falta de reciclagem ou aprendizagem de novas técnicas e conceitos, faz com que o atraso e baixo rendimento nos impeça de crescer, ser melhor, e muitas vezes nos leva à perda total.

Por isso, meus amigos, quando pensar em manutenção preventiva, olhe para você, reveja quais os pontos principais devem ser trabalhados, para que seu rendimento possa ser cada vez melhor, e você cada vez mais desenvolvido, sejamos proativos em relação a nós mesmos!

Boas vendas e até a próxima!

Artigo de Américo José da Silva Filho para o Jornal Novo Varejo.

Autor Américo José

É sócio-diretor da Cherto Atco, formado em Propaganda e Marketing. Atua há mais de 20 anos como consultor de empresas, desenvolve e ministra programas de treinamento. Colaborador das revistas Abcfarma, Novo Meio e Meu Próprio Negócio. Colunista da Folha de S.Paulo

Mais posts de Américo José

Deixe um comentário