A escolha dos melhores pontos comerciais para determinado negócio é complexa e uma série de aspectos devem ser considerados. Afinal de contas, se ela for mal executada, todo o negócio pode ser comprometido, não é?
No momento de definir a localização dos pontos comerciais, a dica é prestar atenção a três aspectos básicos. Eles nortearão a escolha da companhia e, se bem avaliados, poderão garantir o sucesso da sua empreitada.
Quer acertar na escolha da localização dos pontos comerciais? Acompanhe os 3 aspectos essenciais a serem consideradas.
1. Defina em quais locais faz sentido colocar a operação
Você precisa compreender e definir se o seu modelo de negócio é ideal para shopping center, rua ou galeria, por exemplo.
Posicionar-se em um ponto comercial adequado é o segredo para atrair clientes que se identifiquem com a sua marca e fidelizar os já existentes.
Por isso, você deve avaliar em qual ambiente sua marca tem melhores resultados. Não existe melhor ou pior, mas, sim, a que se adapta de maneira mais satisfatória às particularidades do negócio e do público-alvo.
2. Avalie qual é o melhor lugar, dentro do espaço escolhido, para instalar os pontos comerciais
Além de compreender em quais locais faz sentido instalar a operação de franquias, você precisa também identificar onde se posicionar.
Na prática, isso significa que não basta estar em um bom shopping, por exemplo. Muitas vezes, esse espaço terá locais em que não faz sentido posicionar a sua marca.
As razões para esse impedimento são diversas, mas, em geral, mix de lojas inadequado, presença de concorrentes, baixo fluxo ou má visibilidade são os principais motivos.
3. Verifique de perto onde a operação funcionará
Suponhamos que você tenha escolhido um ponto de rua para o seu negócio. O endereço é bom e conhecido, mas será que qualquer lugar ali é bom?
A resposta é: não. Sempre haverá os melhores e piores quarteirões e, portanto, vale a pena checar de perto onde a operação de franquias funcionará.
Você deve considerar todos os aspectos do local escolhido e verificar se esse endereço “conversa com o seu negócio”.
Visite o ponto em horários diferentes para verificar o fluxo, converse com lojistas vizinhos, conte o fluxo de carros, pessoas etc., verifique as informações socioeconômicas da região, de acordo com o negócio, como presença da classe “x” e se está de acordo com o seu público-alvo.
Fazer uso de ferramentas de Geomarketing para ter informações detalhadas sobre a região é uma ação que se deve considerar, também, no caso de lojas de rua.
Essas ações, embora pareçam simples, são determinantes para o sucesso da implementação de uma loja.
Definir a localização de pontos comerciais é uma tarefa que exige precisão, estudo e bastante conhecimento.
Quando você avalia esses três pontos que selecionamos, eleva as chances de acertar na escolha e, ainda, entende seu negócio com muito mais clareza.