Para muitas empresas, crescer rapidamente e superar a concorrência é questão de vida ou morte. Isso porque existem negócios que não comportam muitos concorrentes no mesmo mercado. Se esse for o seu caso, é preciso crescer de forma estruturada e rápida.
O desafio de expandir uma empresa e ocupar mais mercado não é simples. Para chegar ao mercado-alvo é necessário conhecer bem seus pontos fortes, fracos e a concorrência. Depois, é hora de apostar em estratégias para se destacar e se diferenciar.
Para te ajudar a superar essa barreira, selecionamos, a seguir, 5 dicas para crescer mais rapidamente. Elas podem ser cruciais para o sucesso do seu negócio!
1. Defina bem o mix de canais de distribuição
É cada vez mais comum que empresas utilizem múltiplos canais ao mesmo tempo para atingir o consumidor.
Veja, por exemplo, a Polishop: ela vende por TV, telefone, internet, porta-a-porta, lojas em shopping, quiosques e catálogo. E por que ela faz isso? Para chegar ao público-alvo mais rapidamente.
Avaliar diversos canais de vendas é primordial para ter um negócio de sucesso. Você precisa, por exemplo, decidir as vantagens de ter mais vendas e controle na loja, e atender às necessidades do cliente no porta-a-porta.
Para acertar nos canais é fundamental escolher o mix que atende à sua necessidade de expansão. Tenha em mente que você precisa crescer com velocidade, mas sem perder a qualidade.
2. Pesquise e analise seus concorrentes
Todo empreendedor que deseja – e precisa – crescer, deve monitorar a concorrência de maneira frequente.
É preciso entender o que ela está fazendo, como é a reação do mercado, quais são as últimas tendências e o que você pode fazer para sempre estar um passo à frente.
Uma dica é fazer uma pesquisa sobre o perfil dos concorrentes no mercado, analisando seus erros e acertos.
3. Agregue valor ao seu produto
Muitas empresas estão se especializando fortemente no atendimento ao cliente. E esse é um dos maiores segredos para atrair consumidores e crescer no mercado.
Uma recomendação para se destacar nesse meio é agregar valor ao produto, seja por meio da diferenciação ou personalização do atendimento. Nesse momento, quanto mais o consumidor sentir que é um atendimento personalizado, bem como produto ou serviço únicos, maior e mais intangível será seu valor.
Lembre-se de não vender preço, mas, sim, valor.
4. Invista em um bom marketing
Você pode ter um bom negócio, mas, se não for encontrado pelos clientes, isso de nada vale. O empreendedor precisa encontrar formas de vender o produto ou serviço, além de saber se diferenciar e vencer a concorrência.
Com um bom marketing você consegue vencer a concorrência e ser conhecido no mercado. Por isso, recomenda-se que as estratégias sejam focadas nos pilares conteúdo, produto e relacionamento com o cliente.
5. Inove constantemente
Empresas que investem em inovação têm mais facilidade para crescer e superar a concorrência.
Por isso, a dica é inovar nos produtos, na experiência de compra, nos serviços oferecidos, na comunicação, no pós-venda, no formato da loja e até nos processos internos.
Geralmente, a inovação está atrelada à tecnologia. Por ser algo ainda caro, muitas empresas deixam de fazer esse investimento e, consequentemente, ficam para trás.
Crescer rapidamente e se destacar frente à concorrência não é algo fácil, nós sabemos. Entretanto, com dedicação, inovação e busca constante por formas de se diferenciar é possível chegar lá!