No universo do Franchising, é primordial que atendimento, serviços, produtos e operação das franquias sigam os padrões estabelecidos pela franqueadora. E isso só é possível com capacitação da rede bem-feita.
Novos franqueados sempre passam por um treinamento inicial, mas nem sempre há rodadas de capacitação que atinjam todas as franquias e suas equipes. Quando isso acontece, a equipe começa a perder rendimento e surgem alguns indícios de que a equipe precisa de mais treinamento.
Veja, abaixo, alguns exemplos de que é hora de treinar mais a equipe das franquias e veja se é o momento de investir em capacitação:
1. Aumento da quantidade de reclamações
Quando essas reclamações dizem respeito à qualidade do atendimento é hora, sim, de fazer novos treinamentos.
A dica é verificar quais são as principais causas de reclamação e construir um treinamento, mostrando a postura adequada que franqueados e funcionários devem adotar.
2. Queda da taxa de conversão
Se, na comparação com outros períodos, a taxa de conversão for menor, provavelmente os vendedores não estão conseguindo vencer as objeções dos clientes.
É claro que podem existir outros motivos como aumento de preços ou maior concorrência. Entretanto, se isso não aconteceu, certamente há uma deficiência no desempenho dos vendedores que exige treinamento.
3. As vendas são feitas com poucos itens
É preciso aproveitar a presença do cliente na loja para vender mais, fazendo com que ele compre produtos complementares. Por isso, caso a quantidade de itens por venda seja baixa, isso pode ser um sinal de falta de treinamento.
Os vendedores precisam de treinamento com ênfase em vendas de produtos adicionais. Algumas vezes, eles não oferecem adicionais por não conhecerem suficientemente os produtos e quais complementos podem ser oferecidos.
4. Há aumento nos indicadores de perdas
Se as perdas têm aumentado por erros na manipulação de produtos, por prazos de validade vencidos ou quebra de estoque, temos um sinal evidente de falta de treinamento.
Se, por exemplo, o colaborador não domina completamente as técnicas de manipulação em uma franquia de alimentação, o aumento das perdas é percebido imediatamente.
5. Falta de atenção aos processos
Um sistema de franquias se baseia no cumprimento de processos que foram definidos pela franqueadora e estão descritos nos manuais. Quando ninguém segue os processos, quase sempre é porque a equipe da franquia não foi preparada para cumpri-los.
Esse é, portanto, o momento de reforçar o treinamento e repassar cada um dos passos com toda a equipe.
Treinamentos são primordiais para a qualidade da operação. Entretanto, é fundamental avaliar se ele é a causa das perdas ou há outros problemas como falta de ações de marketing, necessidade de revisão de processos e afins.
Importante: O treinamento deve ser visto como investimento e não despesa. Pense no quanto custa uma equipe mal capacitada e na quantidade de prejuízos que ela poderá trazer. Isso, por si só, é um estímulo para caprichar nesse ponto.