Como franqueador você terá, invariavelmente, que lidar com momentos de crise – seja dentro do seu próprio negócio, no seu mercado de atuação, na sua região, no seu país ou, como descobrimos nos últimos anos, no mundo. Fato é que como líder, sendo o gestor de uma rede de franquias, em momentos como estes sua postura perante os franqueados será determinante para a forma com que os negócios deles sejam conduzidos. Portanto, crise e pessoas devem estar no seu radar sempre, desde o início do seu processo de expansão por franquias.
Comunicação
Em se tratando de crise e pessoas, comunicação é a palavra de ordem. Não espere o tempo passar para entrar em contato com seus franqueados. Rapidez e honestidade devem ser fatores primordiais em momentos de tensão. Afinal, você está lidando com os projetos de vida de seus franqueados, que precisam de calma e tranquilidade por parte da gestão da franqueadora para lidar com momentos de instabilidade.
Liderança
Antes de mais nada é preciso avaliar o cenário como um todo e buscar possíveis soluções para os problemas mais imediatos, evitando o desespero. A rede deve ajudar os franqueados, orientando-os para que possam tomar as decisões certas e organizarem os seus negócios a fim de perderem o mínimo possível neste tempo e estarem prontos na hora de voltar.
Suporte
Esta é a hora de mostrar que participar de uma estrutura de franquias faz a diferença. Oferecer aos seus franqueados a possibilidade de revisão temporária das taxas de royalties e fundos, como o de propaganda, é de grande valor. Não apenas no que tange à ajuda financeira, mas, também, por conta do grau de confiança que passará a existir após este tipo de atitude.
União
Passar por uma dificuldade sozinho com certeza é muito pior do que passar por ela acompanhado. Quando consideramos crise e pessoas, um dos principais diferenciais que as franquias levam em relação a outros modelos de negócios é a oportunidade de fazerem parte de uma rede, recebendo o apoio tanto do franqueador quanto dos outros franqueados. Esta união é um dos principais diferenciais para os empreendedores em momentos de exceção, portanto, ajude a promover este intercâmbio positivo dentro da sua rede de franquias.
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