Empreender é tomar decisões e, diariamente, empresários necessitam tomar decisões para que o negócio ande.
E nesse processo decisório, a consultoria contribui principalmente em estratégia, seja em estratégia de negócio, seja em estratégia de expansão e crescimento.
Parece simples, mas existem várias decisões importantes que vão ditar o seu negócio, como qual formato escolher, para qual lugar ir, modelo que vai levar para determinadas regiões. Terá parceiro local ou não? Se sim, como o parceiro participa do negócio? Existem diversas escolhas importantes que o empresário precisa tomar antes de começar a expandir. E a consultoria ajuda na tomada de decisão em todas elas.
Eu sempre falo que a decisão de expansão é uma das mais importantes da história da empresa. É fundamental ser feita com muita estratégia, dados e consciência, e não só atropelando as etapas.
Expandir por meio de franquias?
Existem diversas formas de expandir, uma delas é a franquia. Mas nem sempre ela é ideal para qualquer empresário. Eu sou fã de franquia, sou instrutor da ABF (Associação Brasileira de Franchising), já fui franqueado e sou franqueador e também sou fornecedor do sistema. Pela consultoria, eu já absorvi o braço da franqueadora de algumas empresas, já visitei lojas, aferi processo, ajudei a ter sucesso, recebi ligação de franqueado para resolver problemas. Eu vivi todas as pontas desse setor e, exatamente, por já ter vivido isso, sei que expandir por meio de franquias não é para todos os negócios e nem para todos os empresários.
Eu posso ter duas lojas de chocolate, com produtos e marcas parecidos, só que um quer ter milhares de unidade e outro quer ter dezenas. São estratégias distintas, formatos diferentes, a expansão vai acontecer em ritmos diferenciados, tudo naturalmente muda.
É preciso entender que o modelo de negócio é um pedaço, mas o empresário, a estratégia que esse empresário possui é outra perna importante dessa decisão.
O perfil do empresário é um ponto muito importante e que faz diferença. Lá na frente, quando você se torna um franqueado, quando você transforma o seu negócio em uma franquia e começa a vender unidades, a marca vai ter centenas, dezenas de parceiros locais, cujo relacionamento é um elemento chave no processo. E se você não é muito do perfil de lidar com esse relacionamento, que é bastante complexo, é capaz de ter um problema com esse formato.
Fonte: O Debate