Case SP Implantes: Como crescer sem investir quase nada

Marcelo Cherto

21 Dez 2022 - 10:37

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Case SP Implantes: Como crescer sem investir quase nada

Marcelo Cherto

21 Dez 2022

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Com ajuda da Cherto Consultoria, em apenas 5 anos, a SP Implantes deixou de ser uma pequena clínica odontológica para se transformar em uma rede com 18 unidades e 100% de sucesso nas operações. E o melhor: a empresa não gastou quase nada para expandir!

Necessidade

Em 2011, a SP Implantes, uma pequena clínica odontológica paulistana, tinha um ótimo problema: não dava conta de atender a demanda pelos tratamentos. O telefone não parava de tocar e havia mais pacientes do que espaço para atendê-los. As sócias do negócio (as irmãs Cláudia e Sylvia Deleu) sabiam do potencial do mercado e estavam decididas a expandir o negócio.

Desafio

Por mais que não faltassem clientes, a empresa ainda não tinha recursos financeiros suficientes para bancar os custos da abertura de novas clínicas. Além disso, as empreendedoras temiam que um crescimento desordenado prejudicasse a qualidade do serviço. “Nunca houve reclamações contra a SP Implantes no Procon porque sempre nos dedicamos a resolver todos os eventuais problemas e prezamos muito pela satisfação dos clientes”, comenta Sylvia. “E não queremos que isso mude nunca.”

Solução

Depois que os consultores da Cherto analisaram o modelo de negócio da SP Implantes, ficou claro que o Franchising era a melhor estratégia de expansão naquele caso. Com as franquias, as sócias poderiam agilizar a expansão da empresa com a ajuda do capital de terceiros e ainda teriam controle sobre a forma como os franqueados se relacionam com os clientes e representam a marca.

A Cherto estruturou o modelo de negócio da franquia SP Implantes, mapeou e documentou os processos da empresa e também planejou a expansão da marca.

Resultado

18
Unidades em apenas 5 anos
R$400
mil é o faturamento mensal de cada unidade
650
mil clientes já foram atendidos
80%
dos franqueados têm mais de uma franquia

Resultado

18
Unidades em apenas 5 anos
R$400
mil é o faturamento mensal de cada unidade
650
mil clientes já foram atendidos
80%
dos franqueados têm mais de uma franquia