Replicar um conceito de negócio pode ser um desafio que assusta à primeira vista, mas sabia que é totalmente possível?
Imaginemos um industrial, por exemplo, que deseja montar um conceito que permita expandir o seu negócio para vários mercados. Como começar?
Ou, então, um empresário que tenha um negócio de varejo grande demais para ser expandido. Saiba que, com as abordagens adequadas, é perfeitamente possível replicar qualquer conceito de negócio.
Para quem duvida, vamos aos exemplos práticos:
Você sabia que a rede Spoleto, por exemplo, tinha um restaurante enorme? E as massas eram feitas em um quiosque, onde se acrescentava molho e complementos?
A solução encontrada para expandir essa marca foi destacar apenas um pedaço para o mercado. E, assim, replicá-lo para inúmeras unidades.
A academia Bodytech é outro exemplo, pois tratava-se de uma rede enorme, com investimento muito alto e estrutura difícil de replicar.
A alternativa foi criar a academia Fórmula, bem menor que a outra, porém com tudo que é essencial reunido.
Os exemplos de conceitos de negócio replicáveis não param por aí. Podemos citar, ainda, indústrias como Samsung, Alpargatas com Havaianas, Bauducco e tantas outras gigantes que criaram modelos pequenos para caberem em muitos mercados.
Ao fazerem isso, essas indústrias montaram operações que poderiam ser ensinadas facilmente. E isso viabilizou a expansão do negócio.
Como ( etapas para) transformar um conceito em modelo replicável
O processo de transformação de conceito de negócio em modelo replicável envolve uma série de estudos e análises, obviamente, mas, de forma resumida, resume-se a:
- Empacotar processos em manuais;
- Criar check-lists para serem obedecidos em todas as lojas;
- Elaborar roteiros que sejam replicados a todos esses negócios, de maneira igual.
As franquias têm esse mesmo funcionamento, ou seja, redes com várias unidades próprias. A base de seu crescimento é definir e organizar processos, ter maneiras fixas de implementar, operar e gerir o negócio.
Com o modelo de franquias é possível replicar um negócio a muitos mercados. Que tal avaliar se essa pode ser a melhor solução para você?