Quando se fala em estruturação de processos, é comum que muitas pessoas questionem sua real eficiência.
Minha empresa realmente necessita de manuais e processos?
Será que alguém vai ler esse material?
Vale a pena eu investir nisso?
Essas são algumas das perguntas que muitos empresários fazem no momento de criar processos para as suas redes. E a resposta é que, independentemente do seu segmento de atuação, processos são itens obrigatórios.
Tem dúvidas ainda? A seguir, te contamos algumas das vantagens de se ter processos estruturados.
Quais são as vantagens de se ter processos mais estruturados
Uma empresa com processos claramente definidos, e transformados em ferramentas, para serem replicadas e aplicadas em qualquer momento, por pessoas que tenham um nível adequado, tem inúmeras vantagens.
A principal é mais produtividade, ou seja: Os funcionários não ficam na dúvida do que fazer porque tudo está ali, claramente descrito.
Outro aspecto é a manutenção da qualidade. Mesmo que haja rotatividade de funcionários não se perde a eficiência. Isso porque o conhecimento está disponível para ser replicado em vez de ser monopolizado por um ou mais profissionais. Isso evita, inclusive, que uma determinada pessoa comprometa as operações caso saia da empresa ou se aposente, por exemplo.
Quando o conhecimento é detido por alguém, é muito comum que haja problemas nas operações. A companhia trava, os procedimentos se complicam e tudo parece andar lentamente.
Com processos bem estruturados isso não acontece. O conhecimento se transforma em um bem comum e pode ser acessado por todos. É possível, ainda, que haja espaço para mais colaboração e aprendizado.
Processos mais estruturados = Maior rentabilidade
Se tudo funciona de maneira azeitada e os processos são bem passados e executados pelas equipes, a companhia se torna mais rentável.
Pode parecer óbvio, mas não é raro que as empresas percam dinheiro por falta de processos. Quando se desconhece as práticas da rede ou empresa, e não se adotam as regras estipuladas no manual, o resultado é queda na qualidade do atendimento, retrabalhos, desperdícios, entre outros.
Sua empresa está passando por isso? Que tal estruturar – ou reestruturar – seus processos?
Uma simples ação pode ser responsável por devolver a saúde da sua empresa e fazer com que todos falem a mesma língua.