Com um imenso potencial de crescimento em um país de proporções continentais como o nosso, o interior do Brasil ainda pode acolher muitas redes de franquias em busca de expansão. Da alimentação ao vestuário, passando pelo imenso setor de serviços, as possibilidades dentro do franchise são múltiplas – e todas podem ser exploradas nas cinco regiões do Brasil, especialmente fora de suas capitais. É verdade que o movimento de interiorização do franchising já vinha se fortalecendo nos últimos anos, mas a busca por novas opções de vida fora dos centros urbanos provocada pela pandemia impulsionou de forma inédita essa tendência.
Ainda é cedo para falarmos em números, como tudo nesses últimos dois anos, onde todos tivemos que conviver com a ameaça invisível de um vírus que desordenou tudo o que sabíamos sobre vida em sociedade – modificando nossos hábitos e padrões de consumo, inclusive. No entanto, o movimento de êxodo urbano tem sido real, mesmo sem dados totalmente conclusivos. Basta pensar no seu próprio círculo de convivência e perceber quantos amigos e familiares não aderiram ao movimento de interiorização em busca de um pouco mais de qualidade de vida do que na clausura de um apartamento em uma das grandes cidades do país.
Assim sendo, nada mais natural de que este processo ocorra, também, com as franquias. Afinal, se a expansão para o interior já era atraente por conta de custos mais baixos e menor concorrência, agora temos, também, um contingente populacional aumentado nas áreas menos urbanizadas – e, ainda, composto por muitas pessoas que estavam acostumadas com as marcas que encontravam nas capitais. Trata-se de um grande contingente de pessoas, de padrão de consumo elevado, acostumado às facilidades da vida urbana. Portanto, se sua rede de franquias – de qualquer tipo de segmento – busca fôlego para crescer, focar no movimento de interiorização pode ser uma ótima oportunidade neste ano de 2022.