A Consultoria de Campo é um dos recursos mais utilizados nas redes de franquia para prestar suporte aos franqueados.
Analisando as iniciativas dos melhores franqueadores, podemos elencar como melhores práticas:
- Tenha foco na construção do resultado:
Normalmente passados os primeiros meses de operação da franquia, quando é necessário apoiar o franqueado no aprendizado dos padrões e formação da equipe, o foco do Consultor de Campo está em ajudar o franqueado a ter melhores resultados, seja pelo planejamento de ações para melhoria de vendas, redução de custo, abertura de uma nova unidade.
- Procure ter cada vez menos tempo em campo:
De acordo com o ciclo operacional de cada negócio, cada vez menos os consultores de campo estão presentes fisicamente na unidade franqueada para realizar seu trabalho e prestar suporte ao franqueado. Verificar os indicadores do negócio, conversar com o franqueado (via telefone, Skype, Hangout ou qualquer outra ferramenta de comunicação), passar referências dos indicadores, como média da rede ou target e planejar ações pode ser feito cada vez mais a distância. Isso aumenta a frequência do contato e estreita o relacionamento do consultor com o franqueado. Cada Franqueador estipula a frequência que varia de negócio para negócio, no varejo, muitas vezes os contatos são diários. Pense nisso: o importante é fazer-se presente mesmo sem estar presente!
- Utilize as ferramentas on-line:
Para otimizar o tempo do Consultor de Campo, utilizar ferramentas on-line, que hoje estão cada vez mais disponíveis e fáceis de encontrar no mercado, você irá contribuir cada vez mais para melhora da produtividade do seu consultor e automatizar o trabalho, tanto na geração dos indicadores quanto para o acompanhamento dos planos de ação. Por isso não fique sem escolher as melhores ferramentas para seu negócio!
Implementando essas boas práticas, o seu consultor de campo trará mais resultados e com certeza sua rede estará ainda mais satisfeita!