Poucos negócios têm tanta rotatividade quanto os de fast-food. Geralmente, esse segmento enfrenta uma grande troca de funcionários, mas por que será que os serviços continuam os mesmos? Como manter a qualidade do atendimento?
Manter a qualidade do atendimento com alta rotatividade é um desafio para muitas empresas, mas é algo possível. Para tanto, é fundamental ter processos bem orientados e treinamentos eficientes.
Como sempre manter a qualidade do atendimento
Negócios com alta rotatividade de funcionários não significam um serviço mal executado. Redes como McDonald’s, Bob’s ou Burger King, por exemplo, trocam sempre de equipes, mas os serviços continuam os mesmos.
Como, então, isso é possível? A resposta é simples: há processos definidos para tudo o que se deve fazer.
Uma rede de franquias com alta rotatividade de equipe deve ter aspectos como implementação, operação, gestão e processos claramente descritos. Por exemplo, em uma operação de alimentação, será necessária a documentação de processos como pré-preparo, preparação dos alimentos, organização e limpeza da cozinha, atendimento ao cliente, preparação do pedido, entre muitos outros.
Além disso, é preciso criar ferramentas que garantam que cada profissional saiba o que se espera dele(a) em cada momento. Dessa forma, é possível executar suas tarefas com competência e de acordo com os padrões da rede.
Como times com alta rotatividade podem manter a excelência
A rede franqueadora precisa orientar, em detalhes, como cada funcionário deve proceder. Por isso, é essencial criar uma espécie de roteiro para manter a qualidade do atendimento.
Prestando atenção às instruções e escolhendo as melhores formas de transmissão de conhecimento (como vídeos, guias, banners, passo a passo e outros), é possível traduzir com eficiência todo o conhecimento de uma rede. Dessa forma, processos, aspectos de gestão, administração, vendas, marketing e controle do negócio ficam claros e fáceis de replicar.
Empresas com processos bem definidos e maneiras estruturadas de transmitir conhecimento têm maior taxa de sucesso, mesmo quando os times possuem alta rotatividade.
Com uma boa avaliação do negócio, definição de processos e maneiras eficientes de transmitir conhecimento é possível evitar que a excelência do atendimento se perca em meio à troca de equipes.
Tenha sempre em mente que, se bem-feita, a transmissão de conhecimento permite que qualquer pessoa, com o mínimo de qualificação, desenvolva suas tarefas com excelência e habilidade. Invista nisso!