Sabe aquelas redes que estipulam o perfil do franqueado ideal e parece que estão em busca de um “super-homem”?
No papel, esses requisitos podem até parecer ótimos, mas, na realidade, sabemos que será muito difícil de encontrar alguém com essas características.
O perfil impossível de franqueado inviabiliza uma série de negócios. Além disso, não necessariamente garante que, se encontrado o candidato dentro desses padrões, ele será perfeito para administrar uma franquia.
Em vez de buscar alguém que não existe, que tal flexibilizar esses requisitos para achar alguém ideal para o seu negócio?
Como montar o perfil do franqueado ideal
Para estruturar o perfil de franqueado ideal você deve, primeiramente, definir o que, de fato, é essencial ao seu negócio.
Que características o candidato deve ter e de quais você não abre mão?
A dica, aqui, é colocar dois ou três itens indispensáveis ao candidato em vez de dez. Então, você mantém a firmeza em relação a esses pontos e evita ceder.
Alguns dos pontos mais indicados por franqueadores ao selecionarem seus candidatos são:
- Paixão por sua atividade;
- Bom relacionamento interpessoal;
- Capacidade de selecionar, treinar e motivar equipes;
- Capacidade de vender produtos ou serviços em larga escala;
- Disciplina para seguir as orientações da franqueadora.
É claro que essas características são mais genéricas e cada negócio tem suas particularidades. Entretanto, esses são alguns aspectos que ajudam a nortear suas escolhas.
O que considerar ao definir o franqueado ideal
O perfil do franqueado ideal deve levar em consideração as características do negócio. Isso porque alguns deles exigem maior atuação do franqueado no balcão da loja.
Outros, por exemplo, dependem mais da gestão interna da operação para que as vendas aconteçam. Aqui, ter foco comercial é imprescindível.
Em geral, o franqueado ideal deve ter características mais de gestor do que investidor. Mesmo que a franquia já tenha marca e produtos bem definidos e modelo comprovado, é essencial que quem está à frente da loja tenha visão de negócio.
Conhecer alguns conceitos de administração, tais como controle de receitas e custos, além de ter capacidade de expandir o negócio sem comprometer o fluxo de caixa, são atributos indispensáveis a esse candidato.
Uma visão geral do negócio é de fundamental importância para identificar e buscar o franqueado ideal.
Por isso, avalie bem as habilidades que não podem faltar em seu negócio e defina o que o candidato deve ter. Só preste atenção para não buscar o “super-homem” e idealizar alguém que não existe, está bem?