Em tempos de comércio online, as estratégias multicanais já fazem parte das redes de franquias. Todo franqueador hoje sabe que, além das unidades franqueadas, vai precisar lidar, pelo menos, com vendas online. Além disso, muitos outros canais fazem parte dos sistemas de distribuição, como oferta de produtos por meio de grandes lojas varejistas e revendedores diretos. No entanto, o grande desafio está em cuidar da integração entre todos esses sistemas, praticando a chamada omnicanalidade (a famosa estratégia omnichannel, em inglês).
Afinal, se ainda não é simples para grandes empresas lidar com os meandros que envolvem a estratégia de omnichannel , em especial na parte relacionada à logística do processo, nas redes de franquias a questão fica ainda mais complexa.
Principalmente porque os processos desenvolvidos para interligar estes multicanais terão que contar com a adesão de todos os franqueados e, por consequência, todas as equipes de cada um deles. “Não basta a franqueadora fazer o papel dela, o franqueado precisa fazer o papel dele”, diz Marcelo Cherto, presidente da Cherto Consultoria. “É um grande desafio, mas é o futuro. Portanto, ele vai precisar ser superado”.
Assim sendo, as redes de franquias que buscam crescimento e consolidação no mercado devem se preocupar em buscar suas próprias soluções para implementar processos eficientes de omnichannel . “O consumidor não enxerga o canal, ele enxerga a marca. Ele não quer saber quem é o dono de cada unidade ou quem comanda o site, ele quer comprar da forma mais conveniente para ele”, diz Marcelo Cherto. “As empresas que vão prosperar são aquelas que souberem atuar dentro do omnichannel”.
A sugestão que fica para as franqueadoras é que busquem sistemas de gestão eficientes, treinem constantemente os franqueados, juntamente com suas equipes, e encarem a prática de multicanais integrados como uma realidade a qual devem se adaptar.
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