Que mudanças são essas de que tanto falam? Carros e ônibus sem motoristas, lojas sem caixas, casas que acendem luz, ligam a cafeteira, ar condicionado, fecham cortinas, e mais um milhão de coisas que nos surpreendem todos os dias.
Algumas pessoas se assustam com tudo isso e acabam achando que não têm cabeça para acompanhar essas mudanças.
Basicamente, no mundo, existem três tipos de pessoas:
1 – As que observam o que acontece;
2 – As que ficam perguntando “o que está acontecendo?”;
3 – E as que fazem acontecer.
Quem trabalha na área comercial deve ser as pessoas que fazem as coisas acontecerem. Isso porque esse profissional é desafiado todos os dias a apresentar resultados e tem que mudar, porque, se fizer o mesmo de sempre, acontecerá o que sempre acontece, ou seja, se você quer respostas diferentes, faça diferente.
Mas, como fazer diferente?
Fazer diferente é entregar de forma diferente aquilo que você faz todos os dias. Lembre-se de que muitas vezes somos apegados àquilo que fazemos há muito tempo e não temos coragem de mudar. Quando alguém pergunta, a resposta é: “sempre foi feito assim”.
O vendedor de hoje deve estar ligado nas redes sociais, trabalhar com WhatsApp, pesquisar, deixar o apego de lado e começar a inovar nas pequenas coisas.
Para que se possa trabalhar, fazer diferente e inovar é fundamental ir além. É preciso entender quais competências, personas, qualidades, etc. que existem em cada um para atingir resultados melhores por meio da inovação e desse “fazer diferente.”
Existe, na literatura, um conceito que defende quatro personalidades dentro de nós, sendo elas:
- Explorador
- Artista
- Juiz
- Guerreiro
Nos textos seguintes falaremos delas, esmiuçando suas características e como aprimorar habilidades em cada uma.