É comum que as empresas reclamem dos gastos com treinamento, uma vez que enxergam essas despesas como altas e não veem os resultados imediatamente. Entretanto, quando esse processo é bem conduzido, as vantagens do treinamento para uma companhia são inúmeras.
Seja para um profissional que entra na empresa e precisa se adaptar ou até para quem já trabalha há anos no mesmo lugar, treinamentos devem ser feitos para que os resultados sejam os melhores esperados.
Duvida disso? A seguir, falamos sobre a importância do treinamento e o que você perde se não utilizá-lo. Vale a pena refletir sobre isso!
Por que vale a pena investir em treinamento?
Se um profissional é contratado por uma empresa e não tem clareza do porquê foi escolhido para aquele cargo – o que é esperado dele – dificilmente conseguirá suprir as necessidades da companhia e gerar os resultados esperados.
Quando se fala de treinamento, é primordial considerar a integração do novo funcionário ao seu próprio universo de trabalho e não apenas sobre a realidade da empresa.
Por isso mesmo, a dinâmica desse treinamento deve partir do micro para o macro. Por micro entende-se o que a pessoa contratada precisa entregar, quais são suas atribuições, expectativas em relação a ela, etc. Depois, macro engloba o impacto de sua atividade na companhia.
O que acontece hoje em dia, no entanto, é que as empresas adotam o caminho inverso. Falam da cultura, dos valores da companhia, mas e o que a pessoa deve realmente entregar?
Diante dessa realidade, as chances desse treinamento não trazer os resultados esperados pela empresa são grandes.
Como funcionam os treinamentos pontuais
Treinamentos de dia a dia, para que gerem os resultados esperados, devem seguir todos os passos, que englobam:
- Levantamento de necessidades;
- Identificação do que precisa ser treinado;
- Criação de plano de treinamento;
- Desenvolvimento de conteúdo;
- Implantação e medição do treinamento.
Para que se consiga mensurar se o treinamento resultou ou não em algo concreto, é primordial aplicar uma avaliação tempos depois do processo. Atualmente, grande parte das empresas faz isso após o treinamento – com avaliação de reação ou aprendizagem – algo benéfico, mas que não mede se o objetivo inicial foi atingido.
Ao adotarem esse sistema de avaliação, as empresas não conseguem identificar se aquele treinamento trará os resultados esperados no curto e médio prazo. Por isso, o bom treinamento deve promover avaliações continuamente.
Por que alguns treinamentos não geram os resultados esperados?
Antes de iniciar um treinamento é preciso realizar um diagnóstico do negócio, dos profissionais e quais são os pontos deficientes. Essa avaliação, para que seja feita da melhor forma, precisa ser conduzida por pessoas que estão atentas à atividade-fim e por áreas competentes, que vão conduzir esse trabalho com metodologia adequada para identificar a “dor” e saná-la.
O treinamento é uma ferramenta, mas não o fim de um processo.
É comum que muitas empresas não atinjam os resultados esperados em treinamentos porque fizeram uma avaliação equivocada do negócio.
Se, por exemplo, uma companhia destacar uma equipe interna para fazer o diagnóstico e aplicar o treinamento, é fundamental perceber se essas pessoas estão preparadas para ministrar o treinamento.
Elas são formadas para serem multiplicadores? Têm metodologia adequada? Sabem passar a mensagem da melhor forma?
Essas são algumas das perguntas que precisam ser feitas antes de realizar um treinamento interno.
Independentemente do foco do treinamento e do tipo de pessoa, é importante sempre ter como pano de fundo a questão comportamental das pessoas. O foco deve ser mostrar como os profissionais podem sempre fazer melhor!