Quem foi que disse que loja-conceito não deve vender produtos ou serviços? E que, quando vende, não dá lucro?
Loja-conceito deve vender, sim. E mais: Precisa ser estruturada para que dê lucro. Até porque, dessa forma, aumenta muito a chance de o negócio ser replicado em outros mercados.
Isso pode ser feito por meio da abertura de novos pontos próprios, seja pela concessão de franquias ou por outra estratégia de expansão e ocupação de mercado.
O fundamental para que a loja-conceito dê resultados é, acima de tudo, que ela seja bem planejada.
Exemplos de lojas-conceito de sucesso
A Chobani (empresa que criou e lidera o mercado de iogurte grego nos EUA), inaugurou uma loja no Soho, em Nova Iorque.
O resultado foi uma imensa fila de clientes para tomar seus iogurtes misturados com ingredientes fresquíssimos, em combinações com mel, amêndoas torradas e figos secos, ou azeite de oliva, sal e muitos outros.
Com movimento enorme, a loja é lucrativa e gera uma experiência única de consumo. Outro benefício é consolidar a imagem de qualidade e frescor da marca.
Outro exemplo é a loja-conceito Casa Bauducco, inaugurada em 2012 e que já rendeu inúmeras lojas pelo Brasil.
Concebida e implementada pela Cherto, a Casa Bauducco foi pensada com a certeza de que gerar uma excelente experiência de marca e resultados financeiros imediatos não devem ser objetivos excludentes. Eles podem, sim, acontecer ao mesmo tempo.
5 razões para investir na criação de uma loja-conceito
O espaço da loja-conceito é livre para que a marca crie, experimente e explore uma experiência diferente. Assim, há mais oportunidades de contato entre a marca e o consumidor.
Quer motivos para apostar nessa estratégia? A gente te dá!
- Fabricantes com dificuldade de se posicionar nos canais de varejo tradicionais se beneficiam de redes próprias, que protegem seus preços. Isso significa, basicamente, um canal próprio de distribuição;
- Ao criar lojas próprias, uma empresa gera experiência e interação com a marca, algo fundamental para o sucesso de qualquer negócio;
- Crescer com qualidade é a chave para não perder o foco. Por isso, é fundamental crescer o mais rapidamente possível, mas mantendo o alto padrão de atendimento;
- Quanto mais uma marca cresce, maiores são as experiências com a marca. Isso requer coragem empresarial, mas pode trazer um grande retorno, como um marketing branding para a marca sem custos;
- Lojas-conceito não são mais uma opção do fabricante. Elas são ferramentas indispensáveis para que uma marca se destaque em tempos de alta competitividade entre as empresas.
E aí? Mudou de ideia em relação às lojas-conceito?
Que tal investir nesse mercado para melhorar a experiência dos clientes, trazer mais valor à marca e gerar lucro? O resultado pode ser surpreendente!