Quer expandir e não tem recursos?
Fique tranquilo, esse é o problema de grande parte dos empresários, que enxergam boas oportunidades de crescimento para o seu negócio, mas não conseguem colocá-las em prática.
É possível, sim, não deixar a chance passar e nem abrir espaço para os concorrentes. Para isso, há algumas medidas que podem ser adotadas.
A primeira delas é solicitar um financiamento bancário, que geralmente custa caro, porém é o tipo de crédito mais fácil de se captar. Uma ressalva é que, como os juros são altos, essa iniciativa pode inviabilizar os planos de expansão.
Recorrer a um sócio é outra alternativa possível, mas que pode custar o controle da empresa e ter que abrir mão de parte do negócio, mas o aspecto positivo é se houver perfis e objetivos comuns, a expansão será mais provável.
Uma terceira medida é receber o aporte de um fundo de investimentos, mas você está disposto a ceder parte do controle da empresa?
Esse tipo de ajuda implica em seguir regras estabelecidas pelo fundo, abrir mão de parte do negócio e estar disposto a, eventualmente, vendê-la quando o potencial de crescimento do negócio se realizar.
O modelo de franquias pode ser a melhor forma de crescer sem verba
Depois de conhecer algumas opções de financiamento da expansão para seu negócio é possível que você não tenha gostado de nenhuma. E, nesse momento, vale pensar no modelo de franquias.
Franquear o seu negócio permite que a empresa cresça de forma rápida, pulverizada e sem que o franqueador – dono da marca – tenha que dispor de muito capital.
Isso acontece porque, nesse caso, serão os próprios franqueados os responsáveis por investir o capital necessário para abrir novas unidades. Ao franqueador caberá apenas investir na criação de uma infraestrutura para a rede de franquias.
Vale destacar que criar uma empresa franqueadora é um trabalho complexo, que exige análise rigorosa do mercado, formatação do modelo de expansão numa franquia, elaboração de treinamentos, manuais e contratos. Só assim é possível atrair possíveis franqueados e expandir de forma saudável.
Se você enxerga oportunidades de crescer mas não tem verba, avalie todas as possibilidades uma delas, pode ser a ideal para você franquear o seu negócio.