Você, que tem uma empresa ou rede de franquias, sente que precisa de capacitação profissional para expandir seus conhecimentos e passar essas informações ao time? Que aprimoramento constante e busca por informações cada vez mais relevantes é algo primordial a um negócio todos nós sabemos, mas como fazer isso com sucesso?
Há muitas situações em que os programas de treinamento são aplicados sem um propósito ou sem clareza. Isso acaba por prejudicar todo o negócio, fazendo com que os times falem “línguas diferentes”.
Se você deseja aprender mais e capacitar a sua equipe, é fundamental seguir algumas dicas, que elencamos a seguir.
Avalie o propósito de sua empresa e como ela desenvolve a capacitação profissional
A premissa de uma marca é tudo o que ela tem. Qual é seu propósito, o que seu negócio prega?
Apenas identificando e trabalhando essas informações é que você conseguirá treinar pessoas para entregar isso. Quando o objetivo do seu negócio não está claro, fica quase impossível disseminar conhecimento de maneira efetiva e clara.
Uma dica é apostar nos indicadores de performance. Eles nos ajudam a identificar onde temos que trabalhar, viabilizando a formatação de um programa de treinamento.
Quando essa percepção se forma, todo o seu programa começa a ganhar corpo. Assim, você e sua equipe aprendem mais. Você, ainda, tem a possibilidade de disseminar conhecimento de forma muito mais eficiente.
Considere o que o programa deve trazer às equipes
Costumamos denominar “questão de prova” esse momento após um treinamento. Nessa hora, você deve questionar o que deseja que o participante faça assim que ele completar o processo de capacitação de equipe.
Como você vai medir os resultados do antes e depois? Como acompanhará o pós-treinamento para verificar se todos assimilaram os conhecimentos de maneira adequada e estão aplicando-os ao dia a dia?
Todos esses aspectos devem ser mensurados e acompanhados não apenas no curto prazo, mas também meses após esse aprendizado.
Atualmente, existem inúmeras ferramentas que permitem a medição dos resultados e o acompanhamento da capacitação de equipes. Basta apenas conhecê-las e extrair o melhor de cada uma para se valer de seus benefícios.
Uma coisa, no entanto, é fundamental para que haja sucesso em todas essas etapas de treinamento: conhecer o propósito da empresa.
Como falamos acima, se não houver clareza a respeito do que a companhia se propõe, pouco ou nada mudará nas equipes que forem treinadas.
É primordial identificar seus valores, objetivos e o porquê de o negócio existir. Com tudo isso bem claro e definido você consegue repassar conhecimento e disseminar boas práticas com muito mais efetividade.
Gostou das nossas dicas? Que tal aplicá-las ao seu negócio? Se precisar de auxílio para capacitar sua equipe, nossos consultores estão à disposição para avaliar, diagnosticar e treinar sua rede.