Como avaliar o resultado de uma loja física?

compartilhar

Já é sabido que as formas atuais de se avaliar o resultado das lojas físicas não funcionam mais. É preciso, portanto, encontrar maneiras diferentes e mais eficazes de se conseguir isso, considerando mais aspectos e mensurando pontos até então deixados de lado.

A loja física gera grande impacto nas vendas online de uma marca. Isso é fato, embora ainda não se saiba bem o porquê de isso acontecer. Esse dado, por si só, já impacta nas vendas, especialmente se estivermos falando de franquias. 

A mensuração dos resultados de uma loja física vai muito além do resultado que ela própria gera. Já foi constatado que a implantação de uma loja física em determinada região aumenta em cerca de 52% o número de cadastros online da marca.

Por que isso acontece? Ainda não se sabe.

O que é dado relevante é que existe uma atração de 52% a mais de consumidores se cadastrando online por conta da loja física.

Isso significa que uma boa parte das vendas online vem da existência da loja física – algo inexplicável, mas que é realidade.

Como as lojas física e online impactam nos resultados do franqueado

Quando se sabe que uma loja física atrai mais vendas online para uma marca, se a mesma empresa é dona de ambos os canais de venda, tanto faz de onde vêm os resultados.

O problema está quando isso acontece com uma loja física franqueada e e-commerce do franqueador.

Isso porque, em geral, o franqueado não ganha nada com as vendas online. Entretanto, a presença de sua loja em um endereço eleva os resultados da empresa.

Como lidar com isso e fazer com que as relações sejam mais justas?

É preciso encontrar uma forma de valorizar o franqueado pelas vendas que ele não realizou, mas que vieram em decorrência da existência da loja dele.

Esse ainda é um ponto obscuro nos negócios e que precisa ser discutido, mas que certamente impactará nos resultados das lojas físicas e virtuais.

Sua empresa já faz uso desses dois canais? Como ela lida com a questão loja física X virtual?

Tags

cherto consultoria franchising franquias

Como avaliar o resultado de uma loja física?

compartilhar

Tags

cherto consultoria franchising franquias