Em primeiro lugar, convém esclarecer que se o seu intuito é criar um negócio de franquias no meio digital, é importante que você já tenha uma empresa formatada e estabelecida dentro deste canal. Isso porque, como em qualquer outra rede de franquias, será preciso conhecer o mercado e ter um modelo de negócios desenvolvido e testado antes de querer replicar uma ideia. Dito isso, podemos destacar alguns pontos importantes sobre como criar uma franquia virtual.
Entenda como o seu produto pode ser replicado
Para atuar no segmento de franquias é preciso ter produtos ou serviços que sejam únicos, ou seja, que ninguém mais possa oferecer da mesma forma que você – seja o produto em si ou, então, a forma de oferecê-lo. Do contrário, não faz sentido que alguém pague por uma franquia se pode desenvolver, por conta própria, algo similar. Além disso, será necessário elaborar um modelo que possa ser disseminado entre os futuros franqueados. Um exemplo que cabe bem aqui é o da agência de viagens online. Neste caso o diferencial poderá ser uma ferramenta de busca que consiga cruzar diferentes variáveis para oferecer opções personalizadas e, ao mesmo tempo, com ótimos preços.
Crie uma base de operações eficiente
Se o seu negócio será uma rede de franquias virtual, seu sistema operacional, para gerir o negócio e fazer com que as unidades possam funcionar bem, precisa ser bastante eficiente. Afinal, suponhamos que sua franqueadora tenha um grande marketplace como base de operações. Se essa plataforma não for bem estruturada e apresentar bugs constantes ou quedas de sistema por estar hospedada em servidores que não a suportam, o negócio de seus franqueados estará constantemente comprometido. Portanto, tenha a certeza de oferecer uma estrutura que seja compatível com o negócio proposto.
Defina o perfil do franqueado capaz de gerir o negócio
Especialmente em empreendimentos virtuais, é preciso ter alguns cuidados com o perfil dos franqueados. Isso porque, ainda que tenham o conhecimento da área específica de atuação do negócio, eles precisam ter, também, familiaridade com as ferramentas necessárias para geri-lo. Claro que um bom treinamento deverá suprir alguns conceitos mais particulares do negócios, mas um mínimo de conhecimento com a internet e algumas plataformas digitais é necessário. Sendo assim, vale a pena dedicar-se a definir este aspecto com parcimônia ao pensar em como criar uma franquia virtual.
Tenha a certeza de que o modelo é lucrativo
Como em todo negócio de franquias, seja no meio físico ou no virtual, o resultado precisa, impreterivelmente, gerar valor para os dois lados – o da empresa franqueadora e o do franqueado. Então, avalie os seus ganhos e tenha a certeza de que o franqueado será capaz de lucrar de forma consistente e, ao mesmo tempo, pagar os seus royalties (ou quaisquer taxas que resolva estabelecer). Caso o modelo seja pouco lucrativo, repense a ideia ou, então, procure ajuda para adaptá-lo a fim de que se torne franqueável.
Desenvolva um bom sistema de treinamento
Se para qualquer franqueadora um bom treinamento pode fazer toda a diferença na relação de sucesso das unidades franqueadas, na franquia virtual ele é fundamental. Afinal, além de todos os detalhes que cercam a operação, o franqueado vai precisar saber utilizar as ferramentas que servem como base para o negócio de forma aprofundada a fim de que possam explorá-las plenamente. Portanto, procure investir nesse passo e, principalmente, ofereça essa capacitação assim que o contrato for assinado – ou irá prejudicar a pessoa que comprou a franquia, que ficará parada até saber como operá-la.