Uma replicação de modelo de negócio eficiente é indispensável para o sucesso de qualquer rede de franquias. Quando essa ação não é bem feita, podem surgir inúmeras dificuldades, como a não aderência aos processos ou maus resultados.
A primeira coisa que se deve fazer quando o assunto é replicar um modelo de negócio é avaliar se ele é mesmo replicável. Isso porque muitos negócios têm tanta complexidade que esse processo fica totalmente inviabilizado.
Para garantir que a replicação de um modelo de negócio seja eficiente é primordial seguir algumas medidas. Mas, antes de tudo, vamos ao conceito de modelo replicável.
O que é um modelo de negócio replicável?
Modelo de negócio replicável (ou escalável) é aquele que viabiliza réplicas exatas a partir do modelo inicial. Eventualmente, podem até ser feitas adaptações em função de alguma característica de mercado, mas, em geral, todos os aspectos da operação devem ser obedecidos.
Entre as inúmeras vantagens do negócio replicável estão a possibilidade de dimensionar a operação, considerando tamanho de loja, quantidade de vendas, produção, número de funcionários, equipamentos necessários, etc.
Existem alguns pontos críticos identificados em redes que têm dificuldades para replicar seu modelo de negócio.
O primeiro deles é a complexidade. Isso porque, quando o formato do negócio é superdimensionado ou mais complexo do que o necessário, fica muito difícil de ele ser replicado.
Avaliar esse quesito e remover esses fatores que dificultam a compreensão do negócio e seu processo de replicação é uma etapa fundamental e indispensável. Lembre-se de que, nesses e em muitos casos, menos é mais.
Processos sem clareza ou até inexistentes também são fatores que dificultam e podem até inviabilizar a réplica de um negócio. Afinal, como é possível garantir que padrões sejam respeitados se não há regras definidas?
Muitas redes até têm os processos descritos, mas, como o funcionamento de um negócio muda constantemente, é preciso atualizá-los e adaptá-los a essas novidades, estendendo sua influência para toda a rede.
E quando há muita sofisticação no projeto? Será que dá para replicar esse modelo?
A resposta é que, geralmente, esse fator só dificulta o processo de replicação. Isso porque complexidade arquitetônica, por exemplo, é algo que desafia o processo de escalabilidade do negócio, elevando também o investimento.
O ideal, quando se fala em projetos desse tipo, é que ele seja bom, bonito e replicável como um Lego ou Playmobil.
Os arquitetos, em geral, não gostam dessa ideia, mas a verdade é que essa estrutura é fundamental para o sucesso da replicação de um modelo de negócio. Uma dica aqui, além de simplificar o projeto arquitetônico, é reduzir o tamanho do negócio para que ele caiba em vários mercados. Assim, fica mais fácil de ensinar, repassar e obter sucesso!
Com essas dicas valiosas que deixamos aqui, você pode começar replicar seu negócio hoje mesmo com maior segurança !