Em tempos onde somos constantemente bombardeados sobre os mais diversos conteúdos, as empresas cada vez mais têm se perguntado como ter uma comunicação efetiva e que, ao mesmo tempo, não vá deixar o seu cliente cansado com mais uma propaganda. Além disso, quando falamos sobre divulgação de pequenos negócios sabemos que a criatividade precisa falar mais alto do que os recursos financeiros. Neste cenário, fica a dúvida sobre quais mídias e em quais formatos apostar na hora de promover a sua marca. Separamos, então, algumas dicas que podem ajudá-lo a trilhar este caminho com mais clareza e verdade.
Tenha um plano de ação
Mesmo que sua empresa não conte com um setor de comunicação e a verba esteja curta para contratar uma consultoria especializada, acredite no “faça você mesmo”. Um planejamento simples, utilizando papel e caneta, já pode ser muito eficiente. Para isso, tenha em mente alguns fatores:
- Quais são os meus objetivos em relação à comunicação da minha empresa?
- Qual é o público-alvo que o seu negócio pretende alcançar?
- Quais serão os canais utilizados (virtuais ou não)?
- Qual é o orçamento disponível para essas ações?
- Como saberá que essas atividades deram resultado?
Marque presença
Em primeiro lugar, entenda onde o seu público está. Algumas pesquisas na internet podem trazer boas informações sobre o perfil do seu tipo de consumidor. Além disso, aposte primeiro naquilo que você conhece e tem familiaridade. Ou seja, crie perfis nas redes sociais que você já sabe utilizar, pois de nada adianta deixar o perfil parado, sem conteúdo novo — isso, inclusive, pode ser até pior do que não aparecer. Busque aprimorar os seus conhecimentos nessas plataformas escolhidas e entenda se a interação com o seu público está acontecendo. Tenha, também, uma página na internet. Hoje existem modelos fáceis de construir em plataformas como Wix e WordPress. Isso vai ser importante para que te achem no Google. E para manter essas ferramentas abastecidas de conteúdo, entenda que a sua agenda de trabalho precisa contar com um tempo diário de produção. Afinal, a divulgação de pequenos negócios necessita, acima de tudo, de dedicação e persistência.
Autenticidade
Exatamente por conta de tanto material sendo produzido, encontrar a sua voz pode ser a chave para ter um diálogo bem-sucedido com a sua audiência. Seja na comunicação no ponto de vendas, no envio de ofertas por WhatsApp, em newsletters semanais ou nas redes sociais. Claro que é importante buscar uma linguagem visual atrativa, com boas fotos e um design bacana (a ferramenta Canva tem ótimas opções gratuitas). Mas ser você mesmo pode trazer um tom de humanidade para a sua forma de comunicar, o que é muito bacana na divulgação de pequenos negócios. Pode ser falar do seu dia a dia como empreendedor, mostrar bastidores da empresa, contar como funciona a produção. O que quer que seja precisa ser genuíno, algo que se conecte com o que acontece no dia a dia do seu negócio.
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