Bom, se você chegou até aqui, provavelmente já se informou sobre o que é uma franquia (*https://blog.cherto.com.br/transforme-seu-negocio-em-franquia/o-que-e-franquia/), já se perguntou se esta é a melhor forma de expansão para a sua empresa (*https://blog.cherto.com.br/conheca-outras-formas-de-expandir/expansao-de-franquia/), se fez todas as perguntas possíveis (*https://blog.cherto.com.br/transforme-seu-negocio-em-franquia/6-perguntas-que-voce-deve-responder-antes-de-transformar-seu-negocio-em-franquia/) para escolher esta como a forma de crescer o seu negócio e, principalmente, sabe que este é o momento certo (*https://blog.cherto.com.br/sem-categoria/como-perceber-o-momento-certo-para-iniciar-a-expansao-da-empresa/) para começar a montar a sua rede. Depois dessa jornada toda, uma série de perguntas foram respondidas, mas umas outras tantas apareceram. Como empreendedor, você está certo de que seu modelo de negócios é franqueável e, mais ainda, que você topa encarar o desafio de estruturar e gerir uma rede de franquias. No entanto, como fazer isso? Por onde começar? Para te ajudar a definir este norte, preparamos um pequeno guia com os primeiros passos para que possa começar no franchising, respondendo à pergunta “Como franquear a minha empresa?”.
Encontre o seu diferencial
Entenda o que a sua empresa, realmente, faz de melhor e descubra qual é a demanda por este produto ou serviço. Faça uma pesquisa com os seus clientes, pergunte quais são os principais motivos de escolherem o seu negócio para resolver o problema delas (e não o dos concorrentes) e perceba quais desses atributos podem ser replicados nas unidades franqueadas.
Planeje a formatação do sistema
Descreva o passo a passo do seu negócio, nos mínimos detalhes. Pode ser de maneira simples, caneta e papel na mão. Como funciona o seu dia a dia? Quais são os seus processos? Descreva tudo, tudo mesmo. Pense em como funciona o caminho do cliente dentro da sua empresa. Como ele chega, o que busca, o que é entregue, como funciona o pós-venda. Pense na logística, no contato com os fornecedores e na sua rotina como gestor. Este mapeamento será fundamental para o desenvolvimento futuro da sua rede de franquias e te ajudará a responder à pergunta que nos traz aqui: Como franquear a minha empresa.
Levante recursos
Ainda que a venda de franquias provoque uma injeção de capital no negócio, é preciso ter recursos para organizar a estrutura de modo que a empresa se transforme em uma rede de franquias. Você precisará custear desde a parte jurídica do negócio até a formatação de manuais e a eventual contratação de novos colaboradores. Lembre-se de que sem investimento, não existe crescimento. Portanto, se falta dinheiro em caixa, pense em linhas de crédito ou similares para poder financiar esse importante passo da sua marca.
Forme uma equipe
A menos que a estrutura da sua empresa já seja bastante robusta, existem grandes chances de que você vá precisar contratar novos colaboradores ao resolver transformar o seu negócio em uma rede de franquias. Essa equipe será responsável não apenas por auxiliar na formatação do projeto mas, principalmente, para cuidar da gestão dessas novas unidades. Minimamente, alguém que cuida da venda das franquias, propriamente ditas, e mais uma pessoa para supervisioná-las e atender às demandas dos franqueados. No entanto, o tamanho desse time irá depender do plano de expansão que você planeja colocar em prática.
Monte um plano de negócios
Descreva, claramente, quais são os seus objetivos ao franquear o negócio. Detalhe quais são os recursos que pretende investir no projeto, como vai levantar esse capital, como funcionará o relacionamento da empresa franqueadora com os franqueados e quem vai tocar cada parte do negócio. Se não tiver familiaridade com esse tipo de ferramenta, basta dar um Google que uma série de modelos irão aparecer. Escolha um que pareça mais familiar com o seu tipo de negócio e preencha-o com o maior número de informação possível. Porém, não se preocupe se tudo parecer um pouco de “achismo” no momento. Funciona assim mesmo. Esse plano de negócios será revisto e modificado muitas vezes ao longo da trajetória da sua rede – este é apenas o primeiro esboço.
Procure ajuda profissional
Com todos os itens anteriores em mãos, este é o momento ideal para procurar ajuda especializada. Uma consultoria de expansão por franquias poderá ser de grande ajuda para formatar o projeto da sua rede e, ainda, minimizar muito a chance de algo não dar certo. No entanto, ter a lição de casa feita (os passos anteriores) vai te fazer estar mais seguro na hora de contratar alguém, afinal, além de já ter o seu negócio mapeado, saberá o que procura como suporte externo. E, mesmo que escolha seguir por sua conta e risco no projeto de expansão, criar uma rede de franquias demanda uma série de ajustes jurídicos. Portanto, escolha um bom escritório de advocacia para lhe dar esse suporte – de preferência, um que tenha experiência no assunto. Irá te poupar muitas dores de cabeça futuras.