Como funciona o marketing nas franquias?

Marcelo Cherto

28 Dez 2021 - 19:28

compartilhar

Como funciona o marketing nas franquias?

Marcelo Cherto

28 Dez 2021

compartilhar

Assunto de extrema importância para qualquer empresa em expansão, o marketing nas franquias é ainda mais estratégico. Afinal, o que fundamenta uma rede e traz a sua força é, antes de mais nada, a marca. E o que seria de uma marca, afinal, sem o seu poder de influência e de ímpeto de consumo perante os seus clientes? Este impacto tem relação direta com as estratégias de marketing elaboradas para instigar seus consumidores a escolherem seus produtos — e não os da concorrência.

Assim sendo, se a força das franquias está na marca, o conceito de rede serve para reforçá-la, tanto em sua estrutura comercial quanto em seu poder de disseminar uma mesma comunicação por meio de uma estratégia de marketing conjunta e conectada. Conjunta quando falamos do ponto de vista da parte global e institucional, correspondente ao papel da franqueadora em criar campanhas e conteúdos estruturais, que reforcem o papel daquela marca e, ao mesmo tempo, sirvam de base para campanhas locais, disseminadas pelos franqueados. Estes devem estar em sinergia com o perfil e a linguagem definidos pela franqueadora, promovendo uma conexão constante entre a sua franquia e as demais unidades da rede — a fórmula perfeita para o marketing nas franquias ser exercido plenamente.

Fica claro, portanto, que ainda que cada unidade franqueada tenha responsabilidade por disseminar campanhas de marketing de forma local, em um âmbito regional, está a cargo da franqueadora a grande responsabilidade pela composição de um bom projeto de marketing nas franquias. Afinal, além de ter que pensar globalmente, enxergando a rede como um todo e considerando todos os seus pontos de coesão e, também, as particularidades, o gestor da franqueadora precisa estar atento à forma como seus franqueados estão propagando suas campanhas em regionalmente. Então, cabe a você, franqueador, ditar as bases do marketing nas franquias da sua rede, garantindo que a sua marca seja atuante e esteja bem representada por uma comunicação eficiente e verdadeira.