O aumento das vendas online das marcas é algo cada vez maior. A cada ano, o e-commerce é responsável por uma fatia maior de faturamento, mas, ainda hoje, as lojas físicas são de fundamental importância. Por isso mesmo, um desafio enfrentado pelas marcas é a integração de lojas físicas e virtuais.
Os temas “omnichannel” e “integração” são recorrentes quando o assunto é esse, mas, na vida real, sua aplicação não é tão simples assim. Há inúmeros entraves que dificultam a integração entre esses dois canais, especialmente no Brasil. Como, então, superar essas barreiras?
Desafios na integração de lojas físicas e virtuais
Uma das principais dificuldades quando se fala em integrar lojas físicas e virtuais é o compartilhamento dos estoques. Como lidar com uma venda online com retirada do produto na loja física, por exemplo?
Práticas como essas diminuem custos e aumentam a agilidade dos processos, mas não é tão fácil assim adotá-las.
Outra barreira é o sistema tributário brasileiro, que ainda é antigo e burocrático. Sendo assim, vender por um canal e entregar por outro gera uma grande complicação. Como fica a questão das notas fiscais diante disso?
Uma mentalidade avessa a mudanças e mais limitada é um dos grandes obstáculos nesse processo. Isso porque, para que essa integração tenha sucesso, é fundamental mudar a cultura de uma empresa e de seus profissionais.
Como integrar com sucesso as lojas físicas e virtuais de uma marca
Além da indispensável mudança de cultura e mentalidade da empresa, é primordial investir em algumas medidas para integrar esses dois canais.
A primeira delas envolve a tecnologia. Ela deve ser responsável pelo fornecimento de uma plataforma que unifique as lojas físicas com a virtual.
Assim, haverá o mesmo controle de estoque, o mesmo fluxo de entradas e saídas, a mesma linha de crédito e serão maiores as chances de proporcionar um atendimento de qualidade aos clientes.
Outra dica é oferecer a venda multicanais. Ela é o caminho para uma integração completa entre loja física e e-commerce. Por meio dessa ferramenta, é possível ver o produto na loja e comprá-lo na internet, seja pelo site ou pelo App.
Esse é um dos pilares básicos de conveniência, comodidade e transparência no processo de compra.
Alternativas de atendimento também são medidas importantes. Um exemplo é o cliente poder comprar pela internet e buscar o produto na loja física ou ainda solicitar a entrega a domicílio.
Trabalhar o conceito de que a loja física e online são uma coisa só também é uma medida que melhora a qualidade do atendimento ao cliente e facilita seu processo de compra.
Para fazer isso, uma dica é utilizar as redes sociais. Elas ajudam a comunicar novos conceitos e a mudar a cultura dos consumidores.
É fundamental, nos dias de hoje, encontrar respostas do porquê o consumidor deseja relações mais integradas de loja física e online.
Um passo para compreender e adotar essa mentalidade é pensar que o cliente não enxerga canal. Ele vê apenas uma marca e, portanto, quer ser bem atendido em qualquer modalidade de compra que escolher.