De tempos em tempos toda rede franqueadora precisa turbinar suas vendas de franquia, seja para dar um gás na ocupação de mercado ou para injetar capital na empresa e fomentar seu desenvolvimento. Independentemente do motivo, nessa hora o empresário deve ter em mente duas perguntas: para onde eu vou e qual será a minha estratégia de divulgação para crescer? Estas são questões importantes pois de cara trazem um norte. E, para respondê-las, é importante considerar alguns aspectos do negócio, olhando primeiro para dentro, para depois voltar-se para fora.
Seu franqueado está feliz?
A melhor ferramenta de vendas de qualquer rede de franquias é ter franqueados satisfeitos. Para isso, ele precisa primeiro ter uma boa rentabilidade e, depois, um bom suporte. Perceber o seu grau de satisfação, portanto, é fundamental para o crescimento da rede – tanto porque ele deve ser o seu primeiro foco de expansão, tendo a possibilidade de adquirir novas unidades de franquia, quanto por ele ser o seu principal vendedor ao ser um bom exemplo do sucesso da sua marca.
Portanto, caso o seu franqueado não esteja feliz, existem dois caminhos: aprimorar o suporte para que ele possa vender mais e melhor ou entender se a escolha por aquele franqueado foi correta. Garantindo que sua marca tenha apenas franqueados contentes com o negócio você irá, também, garantir as vendas de franquia e a consequente expansão da rede.
Como está sua presença digital?
Depois de entender como as coisas estão internamente, no âmbito da satisfação do franqueado, avalie a presença digital do seu negócio. Como anda o site? Ele foca apenas no cliente final ou traz informações para eventuais candidatos a franqueados? E as mídias sociais, trazem informações sobre vendas de franquia? Já pensou em marketing de conteúdo, trazendo informações que possam ajudar a conhecer melhor a sua marca? Em relação a publicidade, tem investido em anúncios no Google e em sites de entidades relacionadas ao franchising?
Responder a todas essas perguntas, entendendo se a sua empresa tem se mostrado para o mundo – e para os possíveis franqueados – é parte fundamental para qualquer rede que queira impulsionar as vendas de franquia. Sem presença digital, não existe negócio que prospere hoje. Corra atrás e veja que os resultados aparecem muito mais rapidamente do que imagina.