Tem uma rede de franquias estruturada e pronta para bombar no mercado, mas as vendas simplesmente não acontecem? Então, este post é para você. Depois de investir tempo e dinheiro na formatação de uma franqueadora, muitos empreendedores percebem que tem um negócio incrível nas mãos, mas não sabem o que fazer com ele. Afinal, percorreram um longo caminho até este ponto. Primeiro, criaram um negócio do zero, que se mostrou promissor a ponto de poder ser replicado. Depois, passaram por muitas barreiras burocráticas e legais para constituir a nova empresa que daria origem às franquias de sua marca. Formataram processos e conceitos e formularam treinamentos e manuais. Porém, quando tudo estava pronto, ficou a pergunta: “Como vender franquias?”.
Deixemos claro, então, que não existe uma resposta única para esta questão. No entanto, dois princípios básicos podem destravar esse enigma: organização e comunicação. Dentro dessas premissas, uma série de ações podem ser tomadas para estimular a venda das franquias de uma marca. Em relação à organização, vale a máxima de saber pedir para ser atendido, ou seja, entender muito sobre o perfil de candidato a franqueado ideal da sua marca e concentrar todos os seus esforços comerciais para que ele seja atingido. Aliás, uma primeira atitude neste sentido seria certificar-se de que este perfil do franqueado não esteja muito abrangente – segmentar é a palavra de ordem. Depois de definido o foco, tenha um acompanhamento minucioso sobre cada lead gerado, desde o primeiro contato. Esse tipo de relacionamento e foco farão toda a diferença na conversão dos candidatos em franqueados.
E, para alcançar esses potenciais franqueados, nada mais importante do que uma boa comunicação – o que hoje significa estar presente em sua vida real e virtual. Anúncios, email marketings, redes sociais, produção de conteúdo, parcerias, presença na mídia e, até mesmo, eventos presenciais podem ser fundamentais para manter um canal de contato aberto com esses possíveis franqueados, fazendo com que a sua marca esteja presente em diferentes momentos de suas vidas e, portanto, seja desejada. Afinal, todo candidato a franqueado já foi, em algum momento, um cliente final. Sendo assim, ao pensar “Como vender franquias?”, não se esqueça que o mesmo encantamento que busca provocar em seu consumidor, precisará acontecer com o seu franqueado.