O mercado de franquias brasileiro fatura anualmente cerca de R$ 103 bilhões, gera mais de 100 mil empregos diretos por ano e tem cerca de 2.400 marcas em atividade no país, com 100 mil unidades franqueadas em funcionamento.  Um cenário bem diferente de 1993 – ano em que o Franchising University, curso de franquias do Grupo Cherto, foi criado. “Há 20 anos, quase ninguém falava em franquia”, diz Marcelo Cherto, presidente do Grupo Cherto. “Hoje, o sistema está maduro e consolidado.”

Para comemorar os 20 anos de Franchising University, o Grupo Cherto promoveu um evento para 60 grandes franqueadores no auditório da Livraria da Vila do shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo. Os franqueadores comentaram as principais mudanças que o Franchising brasileiro registrou nas últimas duas décadas:

 

cristina franco4

“Hoje o mercado de franquias brasileiro não é feito somente de empreendedores que tiveram uma boa ideia e usaram o sistema de franchising para multiplicá-la.Agora temos outros tipos de empresários, inclusive donos de indústrias centenárias, que adotam o franchising para crescer. E fazem isso porque está comprovado que  o modelo de franquia funciona e encanta o consumidor final”.

– Cristina Franco, presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e diretora do Grupo Multi

 

 

smzto

 

“Depois de tantos anos, os franqueadores finalmente entenderam que a rede só será sólida se houver ganhos para toda cadeia. Isso significa que não apenas o franqueador deve estar bem. O fornecedor precisa ser bem remunerado, o franqueado também precisa ganhar dinheiro e o cliente, acima de tudo, deve estar bastante satisfeito com a marca”

– José Carlos Semenzato, presidente da SMZTO 

Author Marcelo Cherto

É presidente e fundador do Grupo Cherto (Cherto Consultoria, Franchise Store e Cherto Atco). Mestre em Direito pela New York University, é um dos fundadores da Associação Brasileira de Franchising (ABF), além de membro da Academia Brasileira de Marketing e do Global Advisory Board da Endeavor. Já escreveu 13 livros sobre Franchising e vendas.

More posts by Marcelo Cherto

Join the discussion One Comment

Leave a Reply