Quais são as opções de crescimento para um negócio? Esta é uma pergunta que precisa ser respondida primeiro, antes de se optar por uma expansão de franquia. Portanto, para uma empresa crescer e multiplicar-se pode escolher entre alguns caminhos, sendo os principais para o ramo do varejo e serviços (os dominantes entre as franquias) a expansão por unidades próprias, por meio de licenciamento de produtos, e, finalmente, pela venda de franquias.
Aliás, é possível ter todos os formatos em uma mesma rede, já que um formato não exclui o outro. Porém, ter uma estrutura que comporte todo esse volume de negócios costuma ser viável apenas para companhias que atingiram um patamar mais alto e tiveram que optar, lá no início, por apenas uma dessas rotas para iniciar seu crescimento. Mas, então, como entender se a expansão de franquia é a melhor opção para o seu negócio?
Antes de mais nada, perceber se o seu negócio é replicável. Trata-se de uma regra de ouro para entrar no mundo do franchising. Caso ele seja, meio caminho andado. E se ainda não for, entender se os seus processos podem ser formatados para isso — o que só faz sentido caso a expansão por meio de franquias seja um objetivo bastante claro. Além disso, outro fator fundamental é compreender se os ganhos das franquias serão suficientes para os futuros franqueados. Ou seja, eles serão capazes de ter lucro após pagar as taxas para a sua empresa franqueadora?
Respondidas essas duas questões fundamentais, outros pontos importantes devem ser levados em consideração, como o mix de produtos oferecidos e a exclusividade dos mesmos, a força de sua marca e sua identidade visual, disponibilidade de capital para investir em um plano de expansão de franquia, entre outros. No entanto, muitos desses fatores podem ser estruturados conforme sua empresa prepara essa expansão. O que não se pode deixar de ter em mente é que, ao vender uma franquia, um sonho está sendo vendido — um projeto de vida. Portanto, essa é uma decisão que exige muita responsabilidade.