Entenda como lidar com o seu principal ativo: pessoas

Marcelo Cherto

29 Dez 2021 - 19:16

compartilhar

Entenda como lidar com o seu principal ativo: pessoas

Marcelo Cherto

29 Dez 2021

compartilhar

Um empresário consciente tem a clara percepção sobre aquele que é o seu principal ativo: pessoas. E isso independe de modelo de atuação. Focando no franchising, este aspecto do negócio fica ainda mais relevante já que, além de lidar com sua equipe de colaboradores, o gestor terá que lidar com os franqueados e toda sua equipe, além de fornecedores e toda a cadeia envolvida em sua rede de franquias.

Assim sendo, fica evidente que cuidar dos relacionamentos e manter uma boa convivência com todos os envolvidos no dia a dia de seu negócio é primordial. E o que isso significa na prática, você pode estar se perguntando? Basta ser um gestor gente boa? E ser gente boa significa deixar de lado a cobrança e as exigências em relação às obrigações, deixando que cada um cuide do seu? Longe disso.

Antes de mais nada vale dizer que escolher as pessoas certas para cada ocupação faz com que as chances de problemas futuros sejam muito menores. Afinal, se você tem em mente o “mantra” principal ativo: pessoas, você não irá colocar aquele parente que precisa de uma recolocação em um cargo estratégico para o seu negócio, apenas para ajudá-lo. Afinal, o comprometimento vale para os dois lados. Portanto, entender e valorizar as posições dentro da sua rede de franquias precisa ser uma prerrogativa condicional.

Partindo deste pressuposto, é preciso entender que para engajar a sua equipe e fazê-la vestir a camisa do seu negócio é preciso respeitar seus limites individuais, compreendendo que mais do que profissionais, são seres humanos. Ou seja, as pessoas falham, têm problemas fora do trabalho, têm dias melhores e piores.

Portanto, empatia é uma palavra-chave tanto para a vida pessoal, quanto para os relacionamentos de trabalho. Isso não significa que não seja possível — e, até mesmo, necessário — manter as regras claras. Remunerações compatíveis com o crescimento da empresa, onde todos ganham com o crescimento do negócio, reconhecimento pelos bons serviços e lealdade com aqueles que te acompanham desde o início são valores fundamentais para lidar com o seu primeiro ativo: pessoas.