Franquia é o seu negócio? Veja como a Casa do Construtor descobriu isso

Marcelo Cherto

14 Jun 2019 - 18:18

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Franquia é o seu negócio? Veja como a Casa do Construtor descobriu isso

Marcelo Cherto

14 Jun 2019

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Uma franquia é sinônimo de sucesso e segurança. É a prova de que uma ideia pode motivar vários empreendedores a, juntos, chegarem mais longe.

A Casa do Construtor é um exemplo bem sucedido de como esse movimento pode trazer ótimos resultados, mas decidir franquear o negócio foi uma decisão complexa e que envolveu algumas análises.

Altino Cristofoletti Junior, sócio-fundador da Casa do Construtor, explica que a ideia de franquear o negócio surgiu no início da década de 90, quando ele se tornou franqueado de outra empresa e começou a estudar e se aprofundar no assunto franchising.

“Nosso propósito sempre foi criar uma empresa perene, lucrativa e que tratasse com respeito e transparência todos os parceiros franqueados, colaboradores e fornecedores”, conta Altino, explicando que, no início, o sonho era construir uma pequena rede de lojas no interior de São Paulo.

Atualmente, a rede conta com mais de 200 lojas no Brasil. Até 2020, a empresa tem planos  de continuar com uma expansão bem acelerada.

“O franchising é apaixonante porque envolve a relação entre pessoas num processo colaborativo de sucesso mútuo. Sempre tivemos a competência de selecionar bons parceiros para nos ajudar a construir a marca Casa do Construtor”, diz Altino, que explica também a formatação da marca.

Inicialmente, a formatação inicial foi feita por ele e por seu sócio, Expedito Arena. Por dois anos eles se reuniram, verificando erros e acertos nas operações das lojas. Na sequência, essas informações iam para os manuais.

“Com o tempo abrimos outras lojas e testamos nosso modelo de gestão. Nossa primeira franquia foi inaugurada apenas em 1998, cinco anos depois de começarmos nossa primeira loja”, alerta o empresário. 

Sobre a relação da marca com o franqueado, ele explica que é totalmente colaborativa, com diversos canais por meio dos quais o franqueado pode participar e contribuir com o desenvolvimento da rede.

“Temos consultores de campo que acompanham de perto os resultados das unidades e ajudam na elaboração de planos de ação, bem como uma equipe apta para oferecer suporte a diversas áreas como produtos, marketing, software de gestão, além de uma Universidade Corporativa que mantém os franqueados e colaboradores sempre capacitados”, diz.

E se uma loja não gerar os resultados esperados? O que fazer?

Nesse caso, Altino explica que a Casa do Construtor analisa a origem do problema, oferecendo total apoio para que a situação seja revertida.

“Nosso perfil é colaborativo e acreditamos que juntos podemos mais. Contudo, sabemos que o sucesso depende de atitudes e execução no local de atuação da unidade e isso deve partir principalmente do nosso parceiro franqueado”, conclui.

Confira também: Formatação de franquia