Cuidados ao replicar modelos de negócios através das franquias digitais
Em meio a tantas novas expressões dentro do segmento de franquias, convém iniciarmos este texto esclarecendo as diferenças entre franquias digitais e franquias home office. Na verdade, a maioria das franquias digitais são, também, franquias com atuação em home office, mas nem todas as franquias home office são franquias digitais. Ou seja, quando falamos em franquias home office estamos nos referindo a negócios de diferentes áreas de atividade cuja principal característica é ter como base de operações a casa do franqueado (ou qualquer que seja o local de onde ele quer trabalhar). No entanto, seus produtos ou serviços podem ou não estar relacionados a uma atuação online – franquias de prestação de serviços domésticos, por exemplo, podem até usar ferramentas digitais, como o Whatsapp, para comunicar-se com seus clientes, mas não caracterizam-se por prestarem serviços através dos meios online, sendo, portanto, apenas franquias home office.
Já as franquias digitais caracterizam-se por ter sua base de operações no mundo virtual, seja por meio de marketplaces, sites ou com o uso de aplicativos, ofertando desde a prestação de serviços digitais até a venda de produtos ou serviços propriamente ditos. Assim sendo, as chamadas franquias digitais costumam abranger as mesmas áreas de atuação das franquias tradicionais, sendo sua principal diferença uma estrutura fundamentada exclusivamente no ambiente virtual. No entanto, ainda que operadas no meio digital, as regras aplicadas para esse tipo de negócio são as mesmas que para as demais franquias, com pagamento de royalties pelo uso da marca, padronização de processos da operação e suporte aos franqueados. Portanto, o empreendedor que pretende ofertar esse tipo de franquia precisa ter o negócio muito bem formatado e funcionando perfeitamente, já que a ferramenta digital escolhida será vital para o negócio.Por este mesmo motivo, o franqueador deve estar atento ao promover a seleção de franqueados, já que além de contar com as características necessárias para a operação de cada negócio, os candidatos a investidores em franquias digitais devem ter familiaridade com o uso dos recursos e ferramentas essenciais para a operação do negócio. Além disso, devem ter noções de marketing digital, pois este será o seu principal diferencial nas vendas online. Portanto, os principais cuidados que os franqueadores de negócios digitais devem ter são com a seleção e o treinamento dos franqueados. Como o investimento no negócio costuma ser relativamente baixo, o número de desistências acaba sendo bem alto. Contra isso, escolher e capacitar bem quem entra na rede fará toda a diferença.