Para aqueles que se aventuram no mundo dos negócios, a escolha de uma franquia pode parecer atraente por sua aparente segurança financeira e amplo reconhecimento de marca. No entanto, é importante lembrar que nem tudo é tão simples quanto parece. Apesar das promessas de lucros altos por parte das franqueadoras, muito do sucesso da franquia depende do empenho e dedicação do franqueado.
Embora o investimento inicial possa parecer alto, o franqueado também terá uma série de outras responsabilidades para gerenciar depois. Esta realidade contraria a ideia de que a empresa franqueadora fará todo o trabalho porque “prometeu” uma determinada margem de lucro. Além disso, é importante enfatizar que todas as estimativas de retorno financeiro são apenas projeções – o empreendedor pode alcançar, superar ou até mesmo não atingir esses números.
O papel do franqueado na rentabilidade do negócio
Marcelo Cherto, CEO da Cherto Consultoria, acredita que quase 40 anos de experiência trabalhando com franquias o faz acreditar que o sucesso do negócio depende muito mais do franqueado do que da empresa franqueadora. O franqueado é aquele que está no dia a dia do negócio e muito mais próximo do consumidor e, portanto, tem uma grande influência no desempenho da marca.
Clique aqui e leia a matéria na íntegra.