Para chegar ao atual momento, foram percorridas seis décadas e muitas fases. Após 30 anos com o mesmo produto, houve enfim mudança do portfólio. Mas não por esforço da empresa. Foi um acaso. No início da década de 1990 os surfistas começaram a colocar a sola dos chinelos virada para cima, fazendo com que o calçado que era de duas cores ficasse com apenas uma. Virou moda e a companhia começou a produzir seu modelo monocromático. “Desde lá começamos a observar com mais detalhes o consumidor”, disse Ana. Havaianas era, nessa época, um produto de classes mais humildes. Inclusive, era item da cesta básica, junto com arroz e feijão. Não era uma marca, nem ditava tendências. Isso começou a mudar no fim da década de 1990, quando artistas como Chico Anysio e Malu Mader gravaram comerciais usando as sandálias dentro de suas casas. Um conceito de publicidade por influenciadores muito disseminado nos dias atuais e que já funcionava bem 25 anos atrás. A partir disso, a Havaianas constrói uma imagem fashionista e entra na casa de mais brasileiros. “Começamos a ter uma marca e não só um produto”, disse Ana Bógus.