Se nos Estados Unidos o grande boom das franquias aconteceu entre as décadas de 1950 e 60 — nada mais natural, já que lá o processo havia iniciado cerca de meio século antes — a história do franchising no Brasil começou a ganhar força na década de 1980. Com o cenário varejista local, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro, ganhando ares mais robustos e grandes magazines, como Mappin e a estrangeira Sears, ancorando múltiplas possibilidades de consumo, as condições iniciais para o estabelecimento das primeiras franquias foram sendo criadas.
Conceitos de gestão, logística e marketing começaram a fazer parte das relações comerciais, que, até então, ainda era muito baseado nos pequenos comércios locais. Nesta época começaram a surgir os primeiros supermercados, em substituição às vendinhas de bairro, e os primeiros shopping centers do país. Este cenário, somado ao Plano Cruzado e ao estatuto da microempresa, criados na década de 1980, forneceram o panorama necessário para que o franchising começasse a criar raízes no solo brasileiro.
Criação da Associação Brasileira de Franchising
Claro que já existiam algumas manifestações de franquias anteriores, como Yázigi e CCAA, que surgiram, pelo menos, duas décadas antes da criação da Associação Brasileira de Franchising, a ABF. No entanto, essas redes possuíam um modelo mais baseado na transferência de conhecimento e experiência, sem contar com a estrutura e a formatação de processos que as franquias passaram a ter posteriormente.
Mas foi quando, em julho de 1987, — com uma ata de fundação escrita à mão — a ABF nasceu, que os alicerces do franchising brasileiro passaram a ser construídos de fato. A ideia da nova entidade era regular as bases do setor, fundamentais para que, a partir dali, a história do franchising no Brasil pudesse deslanchar.
“Éramos oito ou nove pessoas que acreditavam no franchising como um modelo de negócios promissor”, conta Marcelo Cherto, um dos fundadores da ABF. “Nossa primeira sede foi dentro do meu escritório, quando ainda atuava na advocacia. Utilizamos nossos próprios recursos para bancar os primeiros custos, inclusive para fazer nossos cartões de visita”.
Potencial de crescimento das franquias no BrasilSe naquele ano de 1987 existiam apenas 11 marcas de franquias no Brasil, hoje temos cerca de 3 mil marcas espalhadas por todas as regiões do país. Marcas essas com um grande potencial de crescimento, principalmente por conta do potencial de expansão por todo o território nacional, com muitos mercados potenciais a serem explorados ainda. Além disso, com uma instituição sólida como a ABF e com leis eficientes regendo o setor, seu crescimento vem sendo fundamentado em princípios éticos e sustentáveis. Essas bases mostram que a história do franchising no Brasil segue sendo escrita e tem muito o que contar para o mundo.