Um negócio está suscetível às mudanças de rumo e alterações, para garantir que seus objetivos sejam cumpridos. Entretanto, essas ações não podem ser tomadas sem um estudo prévio, considerando aspectos positivos e negativos da iniciativa.
Antes de tomar uma decisão importante para o seu negócio, independentemente do seu tamanho, é preciso se basear em alguns princípios indicados por quem entende muito do assunto.
Grande executivos, que participam do conselho administrativo de diversas empresas, recomendam que, antes de tomar qualquer decisão importante, você se baseie no ETER.
Ficou curioso para entender o que significa ETER? Nós te explicamos!
O que significa ETER na tomada de decisões importantes
A sigla ETER engloba quatro pontos fundamentais ao se tomar uma decisão que altere os rumos do seu negócio.
A letra E representa Estratégia, ou seja, em que ponto aquilo que você pretende fazer ou aquela oportunidade que você pretende aproveitar se encaixa na estratégia da empresa.
O T diz respeito aos Talentos. Quais são os talentos de que você vai necessitar para planejar como aproveitar a oportunidade?
Vale destacar que talentos podem ser internos e externos. Isso vale para consultores, advogados, despachantes, entre outros.
O outro E representa a Estrutura Financeira. Como esse negócio vai dar dinheiro e por quanto tempo você deve investir até que essa oportunidade se materialize?
O R é de Riscos. Quais são os riscos financeiros, jurídicos, de concorrência e outros que você pode ter de enfrentar depois que implementar sua decisão?
Não sabe se está no caminho certo? Siga essas três dicas
Você considerou os pontos acima e, mesmo assim, está na dúvida se tomou a melhor decisão para o seu negócio?
Para se certificar de que a escolha foi realmente a melhor, considere esses pontos:
1. A decisão foi tomada com base em um processo analítico
Quanto mais bem-feita for a análise do problema, maior a probabilidade de tomar uma boa decisão.
Isso envolve buscar as causas reais do problema, estabelecer as alternativas e ponderar vantagens, desvantagens e riscos de cada uma delas param então, decidir sobre o que fazer.
2. A mudança respeita os valores da empresa
É importante seguir os valores do empreendedor e da empresa. Eles devem sempre guiar as atividades do negócio e, por isso, servem de balizadores.
Se você tiver a tranquilidade de contar aos colaboradores da empresa sobre a decisão tomada, então provavelmente ela respeitou os valores do negócio.
3. Foram considerados os riscos e impactos para os resultados
Boas decisões são aquelas que consideram uma boa relação entre risco e retorno. É fundamental entender que retornos elevados estão associados a riscos maiores e, por isso, nem sempre eles são o melhor caminho.
Entender os aspectos que envolvem uma tomada de decisão importante é imprescindível para que não haja erros ou perdas.
Avalie os pontos mencionados acima e certifique-se de que o caminho escolhido é realmente o melhor para o seu negócio.