O que é franchising?

Marcelo Cherto

26 Out 2022 - 20:35

compartilhar

O que é franchising?

Marcelo Cherto

26 Out 2022

compartilhar

Utilizamos aqui o texto do primeiro artigo da Nova Lei de Franquia, de dezembro de 2019, para definir o que é franchising no Brasil. Trata-se do “sistema de franquia empresarial, pelo qual um franqueador autoriza por meio de contrato um franqueado a usar marcas e outros objetos de propriedade intelectual, sempre associados ao direito de produção ou distribuição exclusiva ou não exclusiva de produtos ou serviços e também ao direito de uso de métodos e sistemas de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvido ou detido pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem caracterizar relação de consumo ou vínculo empregatício em relação ao franqueado ou a seus empregados, ainda que durante o período de treinamento”.

Em linhas gerais –  O que é franchising? É um modelo de negócios onde uma empresa (franqueadora) fornece os direitos de utilização de sua marca mediante ao pagamento de algum tipo de taxa. Com isso, entrega, também, seu conhecimento e as ferramentas necessárias para que a pessoa ou empresa que os compra (franqueado) possa desenvolvê-los plenamente. Existem, no entanto, algumas variações dentro deste modelo amplo, o que pode significar que o franqueador também irá fornecer os produtos que serão comercializados ou que servirão de matéria-prima para os serviços prestados pela unidade franqueada.  

Padronização e excelência no serviço

Do ponto de vista do consumidor, frequentar uma franquia significa saber que terá a mesma experiência de consumo em qualquer uma das unidades que visitar. Este é um dos fatores que fazem com que adquirir uma franquia seja uma forma segura de começar um negócio, uma vez que ele não começará do zero, já que herdará toda a experiência acumulada por aquela marca e seu relacionamento criado com os clientes.

“Você promete para o consumidor que toda a vez que ele olhar para aquela marca e entrar em um ponto de venda com aquela marca, que ele vai ter uma determinada experiência, um determinado padrão — um determinado nível de satisfação”, diz Marcelo Cherto, fundador da Cherto Consultoria. 

Sendo assim, podemos entender que mais do que uma boa estratégia de expansão para uma marca ou um negócio seguro para quem pretende empreender, o que é franchising? É, também, portanto, um selo de qualidade. Um valor buscado pelos consumidores e que deve ser inerente à prática do franchising para quem busca honrar suas origens.