Contratar uma consultoria empresarial pode ser um grande divisor de águas na trajetória de uma empresa ( “5 aspectos em que uma consultoria pode impulsionar o seu negócio”), tenha ela o tamanho que for. No caso de um negócio em crescimento, então, a consultoria empresarial costuma trazer grandes melhorias ( “Como uma consultoria de negócio pode ajudar sua empresa a crescer?”) ao agregar novas perspectivas provenientes dos olhares externos de seus especialistas.
No entanto, antes de buscar uma consultoria, um bom gestor precisa ter duas coisas em mente: quais são os pontos a serem trabalhados com a consultoria empresarial e perceber se a sua empresa está aberta às mudanças que serão propostas pelos especialistas. Sem essas duas questões resolvidas nem adianta pensar qual seria a melhor consultoria ou o orçamento para tal projeto.
Afinal, não tem como definir qual é o tipo de consultoria empresarial a ser contratada (hoje existe consultoria para quase tudo) sem detectar quais questões precisam ser resolvidas ou melhoradas no seu negócio. Porém, ter a ciência de que a consultoria irá apenas apontar o que precisará ser feito, mas que a responsabilidade por aprovar e implementar as mudanças necessárias será da própria empresa é ainda mais importante.
Dito isso, o próximo passo é encontrar um fornecedor que tenha valores éticos e preceitos que conversem com os seus, já que a ideia é formar uma parceria que terá como principal objetivo fazer a sua empresa crescer — seja em tamanho ou em conhecimento. Além disso, é importante que essa consultoria empresarial entenda do seu tipo de negócio, que fale a mesma língua e que saiba como se comporta o seu mercado de atuação. Mas, também, é preciso entender se o ideal é ter uma assessoria super especializada ou um suporte que atue em diferentes segmentos, trazendo uma visão mais plural para dentro da sua empresa. Ou seja, entender qual é a questão a ser atendida permeia muito a escolha sobre quem contratar.
Outro fator bastante relevante a observar nessa escolha da consultoria empresarial é o tipo de proposta apresentada. Trata-se de algo genérico, um modelo que não considera as especificidades do seu negócio? Então, não é a proposta certa para auxiliar a sua empresa. Uma boa parceria precisa de escuta e esta será a primeira amostra de como o seu negócio será considerado pelo outro lado. Aliás, tenha a certeza de quem será o seu responsável pela condução do seu projeto dentro da consultoria. Muitas vezes quem faz a venda não é quem estará envolvido no dia a dia do trabalho, o que pode trazer confusão e frustração para o acordo.
Por fim, mas não menos importante, o que parece óbvio — mas nunca é –, desconfie de quem oferece muito e cobra pouco. Existem boas empresas de consultoria empresarial iniciantes ou, até mesmo, consultores independentes, que podem cobrar menos por estarem iniciando um negócio. Se acreditar que a aposta vale, vá fundo. Mas esse fator precisa estar claro desde o início. No geral, avalie valor e não preço. O quanto esse projeto poderá impactar em crescimento na sua empresa e qual será o valor investido trarão a resposta. Não existe milagre, como sempre. Mas sabendo previamente quais objetivos pretende alcançar e com o auxílio de uma boa consultoria empresarial, os resultados podem ser excelentes.