Na sequência de artigos falando sobre as quatro personalidades do vendedor abordaremos o “Artista”, que se diferencia dos “Exploradores”.
Como, então, seria a personalidade do vendedor artista? Se você avaliar como se posiciona um artista de modo geral, perceberá que ele se envolve com produção de arte e criatividade.
Nas vendas funciona mais ou menos dessa forma: o vendedor precisa usar suas habilidades para vender e transformar seu produto/serviço em algo que encante o cliente.
Por isso, o vendedor artista é aquele que transforma as informações em vendas!
Para trabalhar bem o vendedor artista precisa:
- Analisar as informações que o explorador levantou;
- Planejar como elas poderão ser aproveitadas;
- Planejar ações de divulgação nas oportunidades encontradas.
Tal qual o artista em cena precisa de um palco para encantar seu público, o vendedor artista também precisa do seu. Todo artista se inspira em algo ou alguém, assim como é fonte de inspiração para outras pessoas.
Qual é a relação disso com vendas?
Nesse caso, vamos utilizar alguns Ps do marketing para ilustrar melhor:
O vendedor artista precisa entender o seu objetivo, qual é o seu Produto. Nenhum artista se apresenta sem ter seu objetivo definido. Seja ele sensibilizar, encantar ou passar uma mensagem.
Assim, o vendedor artista, precisa conhecer bem o seu objetivo, nesse caso o seu Produto (ou Serviço). Aqui, temos o primeiro P do marketing.
Ele também precisa identificar qual é o seu Público e a quem se destina sua venda. Lembrando que o vendedor explorador tem seu foco voltado para este P.
E, como todo artista que se preze, ele encanta o público, e seu objetivo é concluído quando esse público enxerga a “arte” em seu trabalho, traduzindo isso para vendas.
Isso significa que o seu cliente enxerga o valor naquilo que você vende, portanto, Preço e Promoção, para ele, são a mesma coisa. Quando se percebe valor naquilo que estamos comprando, o preço cobrado pode ser percebido como uma verdadeira promoção. Isso é mérito do vendedor artista, que encantou, com seu talento, o seu público, seu cliente.
O vendedor artista é aquele que visa a expandir, que quer e precisa ir além. E como ele pode fazer isso? Conhecendo e identificando:
- Onde eu NÃO sou forte? Por que não sou?
- Onde sou forte? Por que sou?
- Vendo em todas as esferas possíveis ao meu negócio, ao meu escopo de trabalho?
O que fará com que tenhamos a clareza e as respostas para essas questões são as nossas metas. Por isso, é importante para o vendedor artista ter seu objetivo de vendas (metas) bem definidas.
Até aqui vimos que, se o foco for cliente e soubermos explorar bem as informações que eles nos passam (vendedor explorador), conseguiremos analisar e traçar um plano eficaz de vendas, encantando o cliente (vendedor artista), para que o consumidor se sinta o verdadeiro protagonista do espetáculo das vendas.