Personalidades do vendedor: o Artista

Marcelo Cherto

14 Jun 2022 - 18:59

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Personalidades do vendedor: o Artista

Marcelo Cherto

14 Jun 2022

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Na sequência de artigos falando sobre as quatro personalidades do vendedor abordaremos o “Artista”, que se diferencia dos “Exploradores”.

Como, então, seria a personalidade do vendedor artista? Se você avaliar como se posiciona um artista de modo geral, perceberá que ele se envolve com produção de arte e criatividade.  

Nas vendas funciona mais ou menos dessa forma: o vendedor precisa usar suas habilidades para vender e transformar seu produto/serviço em algo que encante o cliente.

Por isso, o vendedor artista é aquele que transforma as informações em vendas!

Para trabalhar bem o vendedor artista precisa:

  • Analisar as informações que o explorador levantou;
  • Planejar como elas poderão ser aproveitadas;
  • Planejar ações de divulgação nas oportunidades encontradas.

Tal qual o artista em cena precisa de um palco para encantar seu público, o vendedor artista também precisa do seu. Todo artista se inspira em algo ou alguém, assim como é fonte de inspiração para outras pessoas.

Qual é a relação disso com vendas?

Nesse caso, vamos utilizar alguns Ps do marketing para ilustrar melhor:

O vendedor artista precisa entender o seu objetivo, qual é o seu Produto. Nenhum artista se apresenta sem ter seu objetivo definido. Seja ele sensibilizar, encantar ou passar uma mensagem.

Assim, o vendedor artista, precisa conhecer bem o seu objetivo, nesse caso o seu Produto (ou Serviço). Aqui, temos o primeiro P do marketing.

Ele também precisa identificar qual é o seu Público e a quem se destina sua venda. Lembrando que o vendedor explorador tem seu foco voltado para este P.

E, como todo artista que se preze, ele encanta o público, e seu objetivo é concluído quando esse público enxerga a “arte” em seu trabalho, traduzindo isso para vendas.

Isso significa que o seu cliente enxerga o valor naquilo que você vende, portanto, Preço e Promoção, para ele, são a mesma coisa. Quando se percebe valor naquilo que estamos comprando, o preço cobrado pode ser percebido como uma verdadeira promoção. Isso é mérito do vendedor artista, que encantou, com seu talento, o seu público, seu cliente.

O vendedor artista é aquele que visa a expandir, que quer e precisa ir além. E como ele pode fazer isso? Conhecendo e identificando:

  • Onde eu NÃO sou forte? Por que não sou?
  • Onde sou forte? Por que sou?
  • Vendo em todas as esferas possíveis ao meu negócio, ao meu escopo de trabalho?

O que fará com que tenhamos a clareza e as respostas para essas questões são as nossas metas. Por isso, é importante para o vendedor artista ter seu objetivo de vendas (metas) bem definidas.

Até aqui vimos que, se o foco for cliente e soubermos explorar bem as informações que eles nos passam (vendedor explorador), conseguiremos analisar e traçar um plano eficaz de vendas, encantando o cliente (vendedor artista), para que o consumidor se sinta o verdadeiro protagonista do espetáculo das vendas.