Plano de negócios: comece no caminho certo

Marcelo Cherto

7 Fev 2023 - 16:46

compartilhar

Plano de negócios: comece no caminho certo

Marcelo Cherto

7 Fev 2023

compartilhar

Não importa qual a motivação para abrir uma empresa: sonho, oportunidade, crise econômica ou necessidade. Para se tornar um empresário e buscar o sucesso é fundamental fazer um plano de negócios.

O melhor instrumento para traçar um retrato do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor é esta ferramenta: Plano de Negócios.

Ele será o mapa de percurso, vai te orientar na busca de informações detalhadas sobre o segmento, os produtos e os serviços a serem oferecidos, bem como possíveis clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre oportunidades e desafios, contribuindo para a identificação da viabilidade da ideia e na gestão da empresa.

É importante que você pense no plano de negócios como uma ferramenta de auxílio no processo de planejamento e não como uma obrigação. Só há razão de se planejar algo caso esteja claro aonde você quer chegar, ou seja, qual é o seu objetivo.

Ao final, essa ferramenta te ajudará a responder os seguintes questionamentos: “vale a pena abrir, manter ou ampliar o meu negócio?”. O documento gerado é que uma espécie de roteiro a ser seguido para se conseguir trilhar o sucesso. Teoricamente simples, mas extremamente importante para os bons resultados.

Lembre-se o plano é individual, deve ser elaborado para cada empresa, em função das necessidades específicas de cada negócio. E um questionamento importante: quanto custa?

Existem diversas empresas e consultores que realizam este tipo de trabalho. O valor não é alto, comparado ao trabalho a ser realizado, uma vez que o consultor empresarial irá analisar o mercado, fazer uma pesquisa ampla e calcular os resultados do futuro negócio usando todo o seu conhecimento e experiência para tal.

(Fonte: SEBRAE)