Fator primordial para o sucesso de qualquer rede de franquia – qualquer mesmo, inclusive o McDonald´s – o engajamento dos franqueados deve ser algo constantemente cuidado e cultivado pelos franqueadores. Pode até parecer algo óbvio mas, a verdade é que quase todos os casos de quebra de contrato tem alguma ligação com dificuldades de relacionamento entre franqueados e franqueadores. Afinal, nem sempre a preocupação com quem já faz parte da rede é a mesma do que com os futuros prospects, que ainda precisam ser conquistados. Sendo assim, utilizar métricas para medir a satisfação e o engajamento do franqueado pode ser uma ótima estratégia para evitar surpresas ao longo do percurso.
Para isso, definir alguns indicadores de desempenho pode ser essencial para encontrar dados relevantes que mostrem como cada unidade franqueada anda e, por consequência, como vai o grau de contentamento de cada franqueado com a sua rede. Isso porque, muitas vezes, mesmo que exista uma boa comunicação entre as partes, pode ser que os franqueados tenham receio em dizer que o desempenho não anda tão satisfatório. Além disso, o percurso de relacionamento entre franqueados e franqueadores muda de acordo com o período de parceria.Se no início existe um momento de encantamento, com o passar do tempo a relação tende a mudar. O franqueado primeiro contesta as taxas, depois entende que apenas ele gera valor no negócio. Passa, então, a entender que teria alcançado mais sucesso sem o franqueador e aí começam os conflitos. Superada essa fase, chega-se ao ponto de real entendimento do negócio e, por fim, alinham as expectativas e concordam em trabalharem juntos para o crescimento da franquia. Portanto, criar métricas para medir a satisfação e o engajamento do franqueado ajuda sobremaneira a empresa franqueadora a monitorar essas fases, podendo lidar melhor com cada uma delas e garantir apoio ao franqueado nesses períodos de conflito – o que contribui para a estabilidade e o crescimento da rede.