Quer transformar um conceito de negócio em modelo replicável? Saiba como

Marcelo Cherto

1 Abr 2019 - 18:09

compartilhar

Quer transformar um conceito de negócio em modelo replicável? Saiba como

Marcelo Cherto

1 Abr 2019

compartilhar

Replicar um conceito de negócio pode ser um desafio que assusta à primeira vista, mas sabia que é totalmente possível?

Imaginemos um industrial, por exemplo, que deseja montar um conceito que permita expandir o seu negócio para vários mercados. Como começar?

Ou, então, um empresário que tenha um negócio de varejo grande demais para ser expandido. Saiba que, com as abordagens adequadas, é perfeitamente possível replicar qualquer conceito de negócio.  

Para quem duvida, vamos aos exemplos práticos:

Você sabia que a rede Spoleto, por exemplo, tinha um restaurante enorme? E as massas eram feitas em um quiosque, onde se acrescentava molho e complementos?

A solução encontrada para expandir essa marca foi destacar apenas um pedaço para o mercado. E, assim, replicá-lo para inúmeras unidades.

A academia Bodytech é outro exemplo, pois tratava-se de uma rede enorme, com investimento muito alto e estrutura difícil de replicar.

A alternativa foi criar a academia Fórmula, bem menor que a outra, porém com tudo que é essencial reunido.

Os exemplos de conceitos de negócio replicáveis não param por aí. Podemos citar, ainda, indústrias como Samsung, Alpargatas com Havaianas, Bauducco e tantas outras gigantes que criaram modelos pequenos para caberem em muitos mercados.

Ao fazerem isso, essas indústrias montaram operações que poderiam ser ensinadas facilmente. E isso viabilizou a expansão do negócio.

Como ( etapas para)  transformar um conceito em modelo replicável

O processo de transformação de conceito de negócio em modelo replicável envolve uma série de estudos e análises, obviamente, mas, de forma resumida, resume-se a:

  • Empacotar processos em manuais;
  • Criar check-lists para serem obedecidos em todas as lojas;
  • Elaborar roteiros que sejam replicados a todos esses negócios, de maneira igual.

As franquias têm esse mesmo funcionamento, ou seja, redes com várias unidades próprias. A base de seu crescimento é definir e organizar processos, ter maneiras fixas de implementar, operar e gerir o negócio.

Com o modelo de franquias é possível replicar um negócio a muitos mercados. Que tal avaliar se essa pode ser a melhor solução para você?